quinta-feira, 21 novembro 2024
InícioCasamentos15 termos do vestido de noiva que você tem que conhecer

15 termos do vestido de noiva que você tem que conhecer

Quando você entra numa loja de vestidos, todos falam de termos que você não entende? Acontece com todas as noivas que acabam de entrar no mundo bridal. Hoje deixamos 15 palavras fundamentais que você tem de saber.

A procura do vestido de noiva tem tanto de bonito como de estressante. É no momento em que você entra na primeira loja que imediatamente vem à sua cabeça qual a razão que fez você não estudar a matéria antes desse verdadeiro “exame de vestidos”. Os vários profissionais falam de termos que você não entende nem nunca ouviu falar. Sim, bem-vinda ao universo bridal, cheio de palavras, termos e conceitos nunca antes imaginados.

Tipos de tecidos, cortes, decotes, detalhes, novos estilismos, para não falar de todos os outros conceitos dos preparativos do casamento que também são necessários memorizar. Tudo é novo, desconhecido, mas é muito importante saber do que estão te falando para tomar as decisões acertadas. Sobre o vestido, damos uma ajudinha, anote esses 15 termos fundamentais para sua próxima visita.

1. Corte império

É um modelo de vestido procedente da Grécia, e seu corte se situa mesmo por baixo do peito. A saia é fluida e cai levemente até ao chão. O corte império é um dos clássicos em vestidos de noiva, perfeitos para mulheres de pouco peito ou com ombros e quadril largo. Um vestido com esse corte te dará esse ar de deusa grega e intocável, razão pelo qual tem tanto êxito na moda nupcial.

2. Crepé

É um tecido liso, denso, irregular e de superfície granulada. No entanto, a sua aparência é suave e é um dos tecidos estrela em vestidos de noiva simples, com toque rústico ou de praia.

3. Plumeti

É um tecido de tule bordado com pontos iguais, alinhados e simétricos, que podem ser de qualquer tamanho. Normalmente, é muito escolhido por noivas vintage ou que celebram seu casamento ao ar livre.

4. Sereia

Um dos cortes mais clássicos em vestidos de noiva. Sensual por natureza, já que marca suavemente as curvas do corpo de qualquer mulher. Normalmente, a parte de cima é justa ao corpo, ressaltando a cintura e o quadril, para depois se abrir na saia, partindo do joelho. Os modelos mais frequentes são os que têm decotes como o tomara que caia ou o coração, ainda que o decote halter também seja muito utilizado.

5. Brocado

O brocado é um tipo de tecido grosso de seda, reforçado com fios de seda do mesmo tom que o vestido, mas mais brilhantes, formando desenhos ou figura com um ligeiro relevo.

6. Corset

Também pode se chamar de bustier, mas não é mais que um corpete. Os vestidos marcados por corset ou corpete, têm sua parte superior justa ao corpo para estilizar as formas femininas. Usado desde sempre para marcar o peito e a cintura da mulher, as saias desse tipo de vestido costumam ser amplas para disfarçar o quadril.

7. Evasé

O corte evasé se ajusta ao corpo, sua cintura é estreita e se alarga suavemente sobre o quadril. É um clássico nos vestidos de noiva, pela sua elegância e porque se adapta a praticamente todo o tipo de silhuetas. Esse corte é um símbolo de feminidade em moda nupcial.

8. Halter

Esse é um tipo de decote muito presente tanto em vestidos de noiva como em vestidos de festa. É um decote sexy, surpreendente e que realça de maneira natural as formas femininas. Prende na parte posterior do pescoço, mostrado ombros, braços e costas totalmente descobertas.

9. Macramé

No vestido, também o macramé é usado para noivas mais hippies que queiram fugir ao convencional. É um tipo de tecido antigo, feito à base de nós, que se utilizava especialmente no remate de outros tecidos.

10. Tattoo lace

Talvez já tenha ouvido bastante esse conceito. Isso porque é uma das últimas tendências em vestidos de noiva. Consiste em aplicar rendas e tecidos sobre suaves tules cor de pele que, ao vestir, parece que foram desenhados na própria pele da noiva. Se utiliza fundamentalmente no decote, mangas e costas, mas pode ser aplicado consoante o seu gosto.

11. Corte em A

O corte em A é um tipo de corte do vestido de noiva no qual a saia nasce da cintura e se abre em forma de letra A. Devido a esse desenho, a saia nunca é tão volumosa e imponente como a saia dos vestidos de princesa, por exemplo. Esse tipo de corte é ideal para noivas com um perfil mais clássico.

12. Decote coração

O decote por excelência das noivas princesa. Como o nome indica, o decote é em forma de coração, realçando os ombros e a sensualidade feminina. Indicado para noivas de peito médio e pequeno.

13. Tomara que caia

O decote para noiva por excelência nos últimos tempos. Fica bem nas noivas com busto médio ou grande e pescoço curto já que ao deixar muita pele à mostra, alarga oticamente o busto. É um dos decotes mais escolhidos pelas noivas clássicas ou princesas.

14. Decote ilusão

O decote ilusão se caracteriza por ser fechado até ao pescoço com renda, deixando ver o decote do vestido que pode ser coração, quadrado, tomara que caia, etc. Ideal para noivas pouco corpulentas, de ombros estreitos, pouco busto e rosto fino. Bem romântico, vintage e delicado pode ser combinado com outros decotes abaixo da capa de tule, organza ou renda. É sem dúvida, um dos decotes tendência do momento.

15. Corte assimétrico

Fonte: Casamentos.com.br

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.