sábado, 23 novembro 2024
InícioDestaque1º Forum da Pessoa com Deficiência traz orientações e informações

1º Forum da Pessoa com Deficiência traz orientações e informações

Ocorrido na tarde da última sexta-feira, 18, no Auditório da Praça CEU, no Istor Luppi, o 1º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência promovido pelo Comdef (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência) foi marcado pelo fornecimento de informações e orientações a familiares e profissionais que atuam com na área. “O conhecimento do que existe no município e saber como funciona nosso fluxograma ajuda na compreensão de diversas demandas e favorece o acesso”, afirmou Ana Alice Camargo Munhoz, presidente do Comdef. Cerca de 60 pessoas estiveram presentes.
O encontro foi aberto pelo secretário de Promoção Social, Tiago Fontolan, que enalteceu a atuação do Comdef em prol do acesso a informação e da inclusão. “Hoje infelizmente os deficientes enfrentam dificuldades no âmbito arquitetônico, mas o mais difícil de ser superado ainda é o preconceito. E ações como essa são importantes para ajudar na solução dos dois problemas, mas especialmente do segundo”, analisou.
Logo após, as professoras de educação especial da Secretaria Municipal de Educação, Valquíria Machado Pereira e Cláudia Regina de Oliveira Delavia, falaram sobre as experiências vivenciadas nas escolas Marco Antônio Líbano dos Santos, no Istor Luppi, e Virgolino de Oliveira, na Vila Isaura. Dando continuidade ao tema de educação, a Coordenadora de Educação Especial da Diretoria de Ensino de Mogi Mirim, Raquel Salzani Fiorini falou sobre a situação da educação especial no estado de São Paulo, as atualizações da Resolução SE nº68 de 12 de dezembro de 2017, os avanços e as dificuldades que ainda existem.
A segunda parte do Fórum foi marcada pela mesa redonda de informação e orientação composta por Glauco Lauri (deficiente visual que atual na Secretaria de Esportes e Lazer), as advogadas Kátia Cavalaro e Fernanda Parentoni representando a OAB de Itapira, o fisioterapeuta Ricardo Barricatti do Ambulatório de Fisioterapia da Vila Ilze, a terapeuta ocupacional Rosângela Martucci do Setor de Acolhimento ao Deficiente da Secretaria de Promoção Social, Caroline Aparecida Julião do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), a assistente social Maria Eliza Ranzatti do INSS, a assistente social Débora de Fátima Pichi da Silva do CRAS I, a assistente social Dalzira da Silva do CEM (Centro de Especialidades Médicas) e a coordenadora do curso de Fisioterapia do Uniesi (Centro Universitário de Itapira) Mônica Furquim de Campos, representando a Clínica de Saúde do Uniesi. Cada falou um pouso sobre o trabalho desenvolvido em seus respectivos setores, trazendo informações sobre métodos de acesso e encaminhamento, o tipo de demanda e os serviços oferecidos. Depois, todos abriram espaço para questionamentos e esclarecimento de dúvidas do público presente. “Nosso 1º Fórum foi muito enriquecedor e de um aprendizado enorme. Lamentamos apenas não ter conseguido atingir mais familiares de pessoas com deficiência, com apenas seis famílias. Mas os presentes agradeceram a organização e ressaltaram a importância do evento e a necessidade de conhecer o que existe na rede pública voltada para a pessoa com deficiência. Uma das mães me revelou que ali descobriu o caminho para que a filha dela tivesse acesso a um direito que ela vinha lutando para conseguir. Isso para nós é o retorno de que conseguimos alcançar nosso objetivo“, concluiu Ana Alice.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapira

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.