quinta-feira, 21 novembro 2024
InícioSegurança6 FORMAS DE EVITAR ASSALTOS AO SEU COMÉRCIO

6 FORMAS DE EVITAR ASSALTOS AO SEU COMÉRCIO

Uma das maiores preocupações dos lojistas é a violência urbana. O comércio costuma ser um alvo atraente para ladrões e é uma atividade suscetível a assaltos, roubos e furtos. Embora não exista uma fórmula mágica para deixar o seu estabelecimento 100% protegido da ação de bandidos, há diversas formas de aumentar a segurança do seu comércio para evitar assaltos.

Confira algumas dicas que ajudarão a reforçar a segurança do seu empreendimento!

1 – Conheça os seus riscos

Você é quem melhor conhece o seu comércio. Portanto, o primeiro passo para evitar assaltos e roubos é avaliar criteriosamente as vulnerabilidades do seu estabelecimento para poder se prevenir. Para isso, é importante prestar atenção em cada detalhe que possa facilitar a ação criminosa, como, por exemplo, áreas sem monitoramento, prateleiras escondidas, itens leves, pequenos ou fáceis de esconder, áreas pouco iluminadas, e até a falta de estratégia no posicionamento de peças de valor.

É importante manter os itens da loja expostos em áreas de fácil visualização, para que se perceba rapidamente caso algo seja retirado do lugar.

2 – Cuidado com o caixa

Um dos principais passos de segurança para evitar assaltos e prejuízos no comércio é não guardar muito dinheiro no estabelecimento. Mantenha o caixa com valores mais baixos e guarde o restante no banco ou em cofres fora do estabelecimento comercial. Desta forma, além de proteger o seu patrimônio, você minimizará os prejuízos do seu estabelecimento no caso de uma ação criminosa.

3 – Treine os seus funcionários

A sua equipe pode ser uma grande aliada na hora de prevenir assaltos no comércio. Combine uma maneira discreta de comunicar quando alguém perceber algum movimento estranho, para que todos fiquem mais atentos — é importante que o “código de segurança” da equipe não seja óbvio para não alertar o ladrão. Outra dica é sempre fazer contato visual e cumprimentar quem entra na loja, pois as pessoas mal-intencionadas gostam de agir de forma anônima e ficarão constrangidas por essa atitude.

4 – Mantenha o controle do estoque em dia

Muitos dos roubos que acontecem no comércio demoram dias para serem descobertos. Para evitar essa situação, mantenha o controle do estoque sempre em dia e tente fazer a conferência dos itens no fim do dia. Assim, você vai perceber imediatamente quando algo estiver faltando.

5 – Reforce a segurança

O comércio é vulnerável a roubos e assaltos — tanto durante o funcionamento como depois. Por isso, é imprescindível reforçar a segurança nas portas e janelas, usar cadeados e travas de segurança no estoque e investir em grades, correntes e cadeados para dificultar a ação de bandidos durante a noite, aos fins de semana e nos outros momentos em que a loja estiver vazia.

6 – Invista em um Sistema de Monitoramento

A melhor maneira de coibir a ação criminosa – tanto durante o funcionamento do seu comércio quanto nos momentos em que as portas estiverem fechadas – é investir em um bom sistema de segurança, com alarme, câmeras e monitoramento ininterrupto. Essas ferramentas ajudam a intimidar as pessoas mal-intencionadas, pois o risco de ser identificado e pego é maior. Além de investir nestes equipamentos, não se esqueça de sinalizar colocando placas e avisos de segurança, que também contribuem para evitar assaltos e espantar os criminosos.

Além de investir no circuito de câmeras, é interessante contratar um serviço de segurança com monitoramento 24 h, com profissionais qualificados para monitorar o comércio o tempo todo e te alertar de qualquer situação anormal. Com essas dicas simples, você melhorará a segurança do seu estabelecimento, diminuindo as chances de assaltos, roubos e prejuízos.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.