É um produto proveniente da precipitação das proteínas do soro do leite por meio de calor e acidificação. Sua principal matéria-prima é o soro do leite, que também caracteriza o queijo com o nome de albumina, devido à presença de grande quantidade dessa proteína. Sua fabricação é uma das formas mais simples e econômicas para o aproveitamento do soro proveniente de queijos comuns. Possui baixo valor calórico e alto valor protéico, é considerada leve e muito utilizada na alimentação de pessoas com restrição alimentar, por conter baixo teor de gordura. É utilizada também como ingrediente de diversos pratos.
Comparado com o Queijo Minas Frescal, a Ricota possui menor valor calórico e menor teor de gordura e colesterol, porém no Queijo Minas encontramos maiores quantidades de proteínas e cálcio.
Visando uma alimentação saudável e com foco no emagrecimento, a ricota é uma ótima opção, porém muitas pessoas se queixam que a mesma não é nada saborosa. Então aí vai uma dica: Ricota Temporada. Fica deliciosa e fácil de incluir no cardápio do dia-a-dia. É muito fácil de fazer: amasse uma ricota com o garfo e adicione temperos a gosto, como azeite, sal, pimenta do reino, cebola, cebolinha e cheiro verde. Pode ser utilizada como recheio para pães, tortas, panquecas, etc. Use sua criatividade!