Na tarde desta quarta-feira, 30, ocorreu a cerimônia de formatura dos alunos do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e do Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias oferecido através do ‘Projeto Sau?de com Agente’ aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria Municipal de Saúde.
A cerimônia ocorreu no auditório do UNIESI (Centro Universitário de Itapira) e contou com a presença do vice-prefeito Mário da Fonseca, do secretário de Saúde Vladen Vieira, da Diretora da Rede Básica de Saúde Deise Cega Fernandes e da Responsável Técnica pela Vigilância Epidemiológica Josemary Apolinário.
Os dois cursos foram iniciados em agosto e tiveram duração de 10 meses com carga horária total de 1.275 horas divididas em aulas no formato EAD e práticas presenciais mediadas por tutores. Participaram 50 Agentes Comunitários de Saúde e 14 Agentes de Combate às Endemias.
Em seu discurso, Fonseca destacou a importância do trabalho dos agentes porque são eles que mantêm o contato direto com o paciente. “Vocês são os olhos e os braços da saúde pública. Nós sempre valorizamos os agentes e nesse mandato a Administração Toninho Bellini tem um olhar ainda mais especial para a Saúde. Só tenho a agradecer e parabenizar a todos pelo empenho e dedicação”.
O Projeto Saúde com Agente e? uma parceria da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com Ministerio da Saúde e o Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde). O curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde visa formar teórica e tecnicamente os Agentes Comunitários de Saúde, habilitando-os a atuar na identificação, prevenção e controle das doenças e agravos e, aperfeiçoar os processos de trabalho direcionando-os pelos indicadores de saúde integrados a vigilância em saúde. Já o curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias visa formar os Agentes na identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local, sejam eles associados a fatores biológicos, econômicos, culturais, sociais, demográficos e ambientais na identificação precoce de sinais e sintomas de doenças e agravos, com ênfase na promoção da saúde.