Nos dias 29 de setembro e 4 de outubro, duas turmas de Agentes Comunitários de Saúde de todas as unidades básicas do município participaram de uma aula sobre Depressão Pós-Parto em alusão ao Setembro Amarelo.
As explanações foram ministradas de maneira voluntária pela psicóloga Dra. Tereza Marques de Oliveira, fundadora, coordenadora e supervisora da ONG Habitare. De maneira didática, ela chamou a atenção dos ACSs para os sinais não verbais que podem apontar a falta da rede de apoio para a mãe e seu bebê e também a depressão pós-parto. A ONG Habitare foi fundada há mais de 20 anos e tem como objetivo a prevenção em saúde mental materno infantil, por meio do atendimento psicológico de gestantes e mães com bebês de até três anos.
A psicóloga Príncia Lanzoni, interlocutora da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) de Itapira, falou sobre a importância da formação para esse grupo de profissionais que mantém um contato direto com os pacientes e seus familiares. “Os agentes comunitários são o elo do serviço de saúde com o paciente. Por isso, essa capacitação é fundamental para que eles possam identificar casos potenciais e fazer os encaminhamentos necessários para atendimento multidisciplinar”, explicou.