Os Agentes Comunitários de Saúde das Unidades Básicas de Saúde do município estão participando de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Ministério da Saúde no Programa Saúde com Agente em parceria com o CONASEMS (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). São duas opções: Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no Controle de Endemias para os Agentes de Combate as Endemias (ACE).
Os cursos estão sendo realizados na modalidade de ensino à distância (EAD) e no formato presencial, durante a jornada de trabalho e mediado por um tutor. Em Itapira, as aulas foram iniciadas em agosto e as atividades presenciais estão sendo sediadas no espaço das Unidades Básicas de Saúde e nos territórios onde os agentes atuam.
A iniciativa tem como finalidade melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária da população brasileira. Também reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores na promoção à saúde, prevenção de doenças e no cuidado das pessoas. “O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor atender as pessoas que necessitam de alguma assistência”, destacou a coordenadora da Rede Básica de Saúde, Deise Cega Fernandes.