Desde a semana passada, os Agentes Comunitários de Saúde das Unidades Básicas de Saúde do município estão promovendo uma campanha de conscientização e prevenção das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) com ações dentro e fora dos postos.
Nas UBSs, as orientações são dadas nas salas de esperas de consulta e também são oferecidos testes rápidos. Na atividade extra muro, os agentes se dirigem às instituições na área de abrangência do posto e, junto com técnicos de enfermagem e o enfermeiro, entregam materiais informativos, explicam sobre cada tipo de doença, distribuem preservativos e também fazem os testes rápidos no local. “O retorno tem sido muito positivo e estamos muito felizes com esse trabalho de busca ativa dos casos de ISTs, que são de muito fácil transmissão. É uma ação muito importante para poder prestar assistência aos pacientes e também prevenir novos casos”, avaliou a Diretora da Rede Básica de Saúde Deise Cega Fernandes.
Esse trabalho faz parte da grade do curso profissionalizante de Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) – oferecido pelo Ministério da Saúde no Programa Saúde com Agente em parceria com o CONASEMS (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – que está em andamento desde agosto do ano passado. A proposta é que eles elaborem e executem um plano de ação educativa direcionado para prevenção de uma doença transmissível de importância tanto para o município como para seu território de atuação na Estratégia Saúde da Família.