Nesta quarta-feira, 12, os alunos dos dois períodos do 4° ano da EMEB “Marco Antônio Libano dos Santos” foram certificados no Programa Bombeiro na Escola, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. Durante a semana eles receberam as instruções do Cabo PM Leandro Augusto e a cerimônia marcou o fim do treinamento.
O prefeito Toninho Bellini e a secretária de Educação Regina de Santana Lago Gracini participaram da solenidade ao lado dos pais e responsáveis das crianças e da equipe da escola. Em seus discursos, a secretária e o Chefe do Executivo falaram sobre a preocupação diante das ocorrências nas escolas do país, destacaram todas as ações de segurança que já estão sendo realizadas nas unidades e também pediram o apoio dos familiares nesse processo de orientação das crianças e dos adolescentes. “É muito importante vocês assimilarem todas essas informações boas que são transmitidas na escola e levar pra casa. Aqui só se aprende coisa boa”, disse Bellini dirigindo-se às crianças. Ele também falou sobre a gestão para a vinda do Corpo de Bombeiros para o município, cuja data prevista para início das atividades é na segunda quinzena do mês que vem. “Esse trabalho do Corpo de Bombeiros realizado na escola vem num momento importante para trazer orientações para as crianças. Parabenizo a todos pelo certificado e que vocês não esqueçam as instruções recebidas e que possam também ensinar aos amigos”, concluiu.
Programa Bombeiro na Escola (PBE) teve início no município no segundo semestre do ano passado e na oportunidade atendeu os alunos dos 4° e 5° ano das EMEBs “Heitor Soares” e “Comendador Virgolino de Oliveira”, envolvendo cerca de 150 crianças. Nesse 1° semestre de 2023, o programa irá atender os alunos dos 4° anos de três EMEBs: “Marco Antônio Libano dos Santos” (53 alunos), “João Simões” (81 alunos) e “Dona Izaura da Silva Vieira” (88 alunos). A previsão é que outras unidades sejam atendidas no 2° semestre.
O objetivo do projeto é a prevenção de acidentes e levar aos alunos informações de como agir em situações de emergência. Os assuntos abordados estão relacionados à prevenção de incêndios, de afogamentos, de acidentes de trânsito, de acidentes em momentos de lazer e também rotas de fuga. Este último assunto tem sido reforçado principalmente por conta dos últimos acontecimentos em escolas no país.
O Cabo PM Leandro Augusto é o bombeiro responsável pelas instruções. São quatro horas/aula divididas durante a semana e ministradas no próprio turno escolar. “Na lição da rota de fuga, por exemplo, os alunos aprendem como agir caso tenha uma emergência na escola, obedecendo as regras e os direcionamentos para saírem em segurança da edificação”, destacou o instrutor.