sábado, 23 novembro 2024
InícioCidadeAlunos da EMEB “Marco Antônio Libano dos Santos” são certificados no Programa...

Alunos da EMEB “Marco Antônio Libano dos Santos” são certificados no Programa Bombeiro na Escola

Nesta quarta-feira, 12, os alunos dos dois períodos do 4° ano da EMEB “Marco Antônio Libano dos Santos” foram certificados no Programa Bombeiro na Escola, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. Durante a semana eles receberam as instruções do Cabo PM Leandro Augusto e a cerimônia marcou o fim do treinamento.

O prefeito Toninho Bellini e a secretária de Educação Regina de Santana Lago Gracini participaram da solenidade ao lado dos pais e responsáveis das crianças e da equipe da escola. Em seus discursos, a secretária e o Chefe do Executivo falaram sobre a preocupação diante das ocorrências nas escolas do país, destacaram todas as ações de segurança que já estão sendo realizadas nas unidades e também pediram o apoio dos familiares nesse processo de orientação das crianças e dos adolescentes. “É muito importante vocês assimilarem todas essas informações boas que são transmitidas na escola e levar pra casa. Aqui só se aprende coisa boa”, disse Bellini dirigindo-se às crianças. Ele também falou sobre a gestão para a vinda do Corpo de Bombeiros para o município, cuja data prevista para início das atividades é na segunda quinzena do mês que vem. “Esse trabalho do Corpo de Bombeiros realizado na escola vem num momento importante para trazer orientações para as crianças. Parabenizo a todos pelo certificado e que vocês não esqueçam as instruções recebidas e que possam também ensinar aos amigos”, concluiu.

Programa Bombeiro na Escola (PBE) teve início no município no segundo semestre do ano passado e na oportunidade atendeu os alunos dos 4° e 5° ano das EMEBs “Heitor Soares” e “Comendador Virgolino de Oliveira”, envolvendo cerca de 150 crianças. Nesse 1° semestre de 2023, o programa irá atender os alunos dos 4° anos de três EMEBs: “Marco Antônio Libano dos Santos” (53 alunos), “João Simões” (81 alunos) e “Dona Izaura da Silva Vieira” (88 alunos). A previsão é que outras unidades sejam atendidas no 2° semestre.

O objetivo do projeto é a prevenção de acidentes e levar aos alunos informações de como agir em situações de emergência. Os assuntos abordados estão relacionados à prevenção de incêndios, de afogamentos, de acidentes de trânsito, de acidentes em momentos de lazer e também rotas de fuga. Este último assunto tem sido reforçado principalmente por conta dos últimos acontecimentos em escolas no país.

O Cabo PM Leandro Augusto é o bombeiro responsável pelas instruções. São quatro horas/aula divididas durante a semana e ministradas no próprio turno escolar. “Na lição da rota de fuga, por exemplo, os alunos aprendem como agir caso tenha uma emergência na escola, obedecendo as regras e os direcionamentos para saírem em segurança da edificação”, destacou o instrutor.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.