domingo, 24 novembro 2024
InícioCidadeAlunos da EMEB Virgolino de Oliveira aprendem sobre a Lei Maria da...

Alunos da EMEB Virgolino de Oliveira aprendem sobre a Lei Maria da Penha através de peças teatrais

Os alunos do 5° ano A, B e C da EMEB “Comendador Virgolino de Oliveira” participaram de um projeto diferenciado para ensinar aos alunos mais novos sobre a Lei Maria da Penha e os diversos tipos de violências domésticas e familiares contra a mulher. Através de pequenas peças teatrais, os alunos ilustraram diversos tipos de situações e explicaram sobre a tipificação de cada uma de acordo com a lei.

Sob orientação das professoras Ana Claudia Luppi, Ângela Maria Campanini, Marta Belmiro e Natielly Belini de Godoy, da coordenadora pedagógica Marielza Ap. S. M. Fracasso e da gestora Ivonete Pelizer Pinheiro, ao longo dessa semana os alunos do 5° ano promoveram uma série de apresentações para os alunos de outras séries dos dois períodos.

Antes das peças, os alunos expectadores recebem uma instrução prévia da professora de arte Ana Cláudia sobre a Lei Maria da Penha e sobre os tipos de violência que serão demonstrados. “O cotidiano violento através dos xingamentos, atos e agressões físicas torna-se comum para eles. Através do teatro, os alunos tentam romper este cotidiano alertando que não é normal, não é correto”, explica. Em seguida, os alunos fazem a encenação de takes curtos que ilustram a violência patrimonial, violência física, violência moral e violência psicológica. “Através das conversas em sala de aula, chegamos aos textos que de uma forma bem simples relatam o cotidiano de uma família tóxica, onde a violência é tão comum que os membros da casa se habituaram e não perceberem o mal que o ambiente proporciona. O alerta que é lançado é um meio de evitar que isso aconteça e ressaltamos que a escola é um local de apoio, onde eles podem pedir ajuda”, finalizou.

A atividade desenvolvida na EMEB “Virgolino de Oliveira” faz parte do projeto Maria da Penha vai à Escola que foi estabelecido pelo prefeito Toninho Bellini no ano passado e que prevê a inserção do ensino das noções básicas da lei na grade curricular da rede pública municipal. Cada unidade trabalha o tema em sala de aula de acordo com o planejamento dos professores e da equipe gestora.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.