Durante o mês de maio foram realizadas palestras nos núcleos do projeto Esporte É Saúde. Como há muita ocorrência de racismo no meio esportivo, e como forma de educar e fortalecer a compreensão e manejo frente ao assunto, o Projeto Esporte É Saúde vem tendo ações socioeducativas junto as crianças e adolescentes que participam do projeto.
Uma dessas ações ocorreu nesse mês de maio através de palestras sobre desigualdade racial. O tema foi abordado pelo escritor Ricardo Pecego, que se dispôs a discorrer sobre o assunto, juntamente aos jovens, a assistente social (Aline Bueno) e psicóloga (Mariana Castro) do projeto. Tais ações continuaram sendo recorrentes em todos os núcleos do projeto, a fim de apoiar a educação dos jovens e prepará-los para o enfrentamento dos diversos desafios que surgem na vida e no ambiente esportivo, sendo um deles a luta contra o racismo.
Chancelado pelo Governo Federal através do Ministério do Esporte e Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto tem como entidade proponente o Instituto Jovens de Ouro (IJO), com patrocínio do Laboratório Cristália e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Itapira.