quinta-feira, 21 novembro 2024
InícioCidadeAlunos do SESI fazem visita monitorada ao Aterro Sanitário

Alunos do SESI fazem visita monitorada ao Aterro Sanitário

Na última quinta-feira, 23, um grupo de 30 alunos   do 3º ano do Ensino Fundamental do SESI de Itapira fez uma visita pedagógica ao Aterro Sanitário para uma aula prática sobre tratamento e destinação final de resíduos sólidos no município.

Os alunos foram conduzidos pelas professoras Adriana Borges Rossi, Gilmara C. Mello de Carvalho e Eliane M. Bacchin e recebidos pelos biólogos da SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) Anderson Martelli e Ariadne Alvarenga, que fizeram as explanações sobre toda a parte técnica do aterro como recebimento, compactação e cobertura dos resíduos sólidos, bem como a geração de gases e lixiviado.

“Para uma maior fundamentação dos conceitos sobre como deve ser realizado o tratamento correto do lixo de uma cidade, os estudantes conferiram em campo como funciona a compactação dos resíduos pela máquina esteira e puderam verificar quanto material passivo de reciclagem ainda é encaminhado para o aterro. Aproveitamos essa deixa para também abordar o assunto da separação dos tipos de lixo e o processo de reciclagem”, explicaram os biólogos.

Na avaliação do secretário da pasta, José Aparecido Perentel Rostirolla, as visitas monitoradas valorizam o aprendizado e os alunos ficaram muito interessados durante as explanações. “O futuro do planeta está nas mãos de nossas crianças e por isso se faz necessária uma boa estrutura educacional voltada para o meio ambiente e que trabalhe desde já as consequências de nossas ações diárias e a importância de cuidar do que está ao nosso alcance”, afirmou.

As visitas monitoradas podem ser agendadas diretamente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelos telefones (19) 3863-1886 ou 3863-1801.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.