No último dia 20, a Prefeitura realizou no auditório da Associação Comercial de Itapira a primeira audiência pública para elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Itapira (PGIRS). A atividade foi aberta para todos os interessados.
Na abertura, o vice-prefeito Mário da Fonseca destacou a importância da elaboração do documento que identifica os tipos e as quantidades de resíduos sólidos gerados no município e indica as práticas ambientalmente corretas para o manejo, acondicionamento, transporte e disposição final dos mesmos.
Em seguida, as explanações ficaram a cargo do Diretor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o biólogo Anderson Martelli, e da gestora ambiental, orientadora do Polo Univesp e educadora ambiental Camila Bonelli de Milano. Ambos conduzem, desde maio do ano passado, a elaboração da primeira versão do plano municipal em parceria com as demais secretarias municipais.
Milano e Martelli falaram sobre o cenário atual do município e apresentaram dados populacionais e demais informações do censo demográfico, explicaram sobre a metodologia empregada na elaboração desse plano, bem como dos indicadores estratégicos incorporados e as metas de curto, médio e longo prazo.
Com o intuito de ampliar o diálogo com a população acerca da elaboração do PGIRS, a SAMA disponibilizou um formulário online para receber sugestões, opiniões, dúvidas e questionamentos referentes ao assunto. O questionário está disponível no link https://itapira.sp.gov.br/pagina/plano-municipal-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos/161.