1. Você usa muita gordura nas preparações – seja óleo de canola, azeite, óleo de coco, banha ou manteiga, todos são gorduras e acrescentam calorias a mais na preparação. Use o mínimo possível, um prato de arroz e feijão por exemplo, pode ficar muito mais calórico do que deveria dependendo da quantidade de gordura que você usa para preparar. Atenção também para o azeite da salada, apesar de ser uma gordura boa, ainda é gordura e deve ser usada com cautela.
2. Beliscar o tempo todo – se você não ajusta o fracionamento de suas refeições, se fica muito tempo sem comer, provavelmente nesses intervalos vai beliscar. Ao invés disso, é melhor fazer uma refeição, que vai te trazer saciedade ao invés de ficar beliscando alimentos calóricos e que não vão te satisfazer.
3. Exceder as refeições livres – em uma dieta de emagrecimento pode-se sim e deve-se comer algo fora do prescrito, lanche, pizza, sorvete, etc. Porém, devemos ter cautela e não exagerar, esse exagero pode prejudicar seus resultados.
4. Compensação – sai da dieta e vou me matar na academia. Comi a mais no almoço e no lanche da tarde vou comer só “algumas” castanhas. Cuidado, nenhuma atividade física vai compensar seus excessos. E cuidado também com essas compensações de alimentos. Seu lanche da tarde pode ter menos calorias do que “algumas” castanhas. Saiu da dieta? Volte na próxima refeição e não tente fazer compensações erradas.
Se atente a isso, o erro pode estar aí!