domingo, 24 novembro 2024
InícioCidadeAvaliação aponta melhoria significativa na fluência leitora dos alunos do Ensino Fundamental

Avaliação aponta melhoria significativa na fluência leitora dos alunos do Ensino Fundamental

A Secretaria Municipal de Educação iniciou no último dia 20 a aplicação da Avaliação de Fluência para os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental. O teste é realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e tem como objetivo analisar o desempenho individual na leitura e compreensão de textos escritos para diagnosticar eventuais lacunas no processo de alfabetização durante o período de pandemia. Na prática, o exercício proposto pode verificar a capacidade, fluidez e ritmo do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à etapa escolar.

A aplicação foi feita em 2021 e 2022 e neste ano deve ser encerrada no dia 7 de julho. Os dados tabulados das duas primeiras avaliações apontam uma melhora significativa dos resultados. Em 2021 a participação foi de 88% dos alunos e 73% eram pré-leitores e 6% eram leitores fluentes. Já em 2022 a participação foi de 93% dos alunos e 7% eram pré-leitores e 12% eram leitores fluentes. “A avaliação apresenta seis níveis de avanço no desenvolvimento da leitura para ir de Pré-leitor para Leitor fluente e, por isso, o avanço é significativo. Dos 73% pré-leitores que tínhamos em 2021, passamos a somente 7% em 2022, ou seja, a maioria dos estudantes já avançou para os demais níveis de desenvolvimento da leitura. Além disso, em 2022, dobramos a quantidade de estudantes nivelados como leitores fluentes, um significativo avanço no processo da leitura que é tão importante para o desenvolvimento cognitivo, emocional, estrutural e social da criança”, destacou a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cláudia Eliana Fernandes.

Para 2023, a expectativa é que os resultados sejam ainda melhores em razão do trabalho desenvolvido pelos professores em sala de aula e pelas professoras do reforço (contraturno). Os resultados serão anunciados no mês de agosto. “A leitura de um texto requer conhecimento de seu propósito por parte dos alunos, já que fluência também tem a ver com a intenção da leitura: para que ler, quais estratégias poderão ser utilizadas e o que se espera no final. O objetivo comum é garantir a alfabetização na idade apropriada de todas as crianças paulistas”, concluiu Cláudia.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.