O Deputado Barros Munhoz oficiou o Centro Paula Souza, através de sua Superintendente Laura Laganá, pedindo a construção de um novo prédio anexo à Etec (Escola Técnica) João Maria Stevanatto. O investimento previsto é de R$ 6,5 milhões.
O prédio poderá abrigar novos laboratórios de Informática, Mecânica, Metrologia, Metalografia, sete salas de aula, quatro salas administrativas, um espaço maker, novo espaço para alimentação e descanso, cobertura na área frontal e traseira da escola, nova área para estacionamento, anfiteatro com capacidade para 200 pessoas, almoxarifado, cantina com maior capacidade de atendimento, entre outras melhorias.
Munhoz justifica que o “pedido se fundamenta na necessidade de ampliação do atendimento da comunidade itapirense e na implantação de mais cursos” da Etec. Atualmente, a unidade escolar tem capacidade para 1.200 alunos, mas com a ampliação, poderá matricular mais 840 estudantes.
Com estes novos espaços, a Etec tem a intenção de oferecer os cursos técnicos em mecânica, mecatrônica, eletromecânica, automação industrial e similares. “A unidade também poderá readequar os espaços do prédio principal de acordo com as necessidades da escola”, citou a diretora Camila Murari Mattielo, ao formalizar o pedido ao Deputado Barros Munhoz.
A Etec de Itapira visa ampliar a formação de mão de obra qualificada, que atenderá as necessidades de Itapira, tendo em vista que as unidades próximas que já oferecem tais cursos não suprem a demanda local. Estima-se que aproximadamente 16 empresas serão beneficiadas diretamente com esta conquista, sem falar nas terceirizadas.
Histórico da Unidade
A Etec de Itapira surgiu como uma classe descentralizada da Etec João Belarmino de Amparo e ganhou o seu nome em 4 de novembro de 2009, quando no cargo de Governador em Exercício do Estado de São Paulo, Barros Munhoz assinou o projeto de lei nº 13.796, que deu nome à unidade de João Maria Stevanatto, em homenagem a um importante empresário de Itapira, dinamizador da economia local e um dos fundadores do Laboratório Cristália. A inauguração do prédio atual ocorreu em 2011, em solenidade contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin.