Presidente da Câmara Luan Rostirolla apoiou a iniciativa dos bombeiros voluntários
A sede do 1º Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários de Itapira
será inaugurada no próximo domingo, 21, a partir das 10h00.
Localizada nas dependências do antigo Centro Comunitário 31 de Março, à Av. São Paulo, no bairro do Cubatão, o espaço foi totalmente remodelado para abrigar o Grupamento de Bombeiros, uma antiga reivindicação da população itapirense.
Apoiando a solicitação dos voluntários da corporação, o vereador Luan Rostirolla, ainda em 2018, fez gestão junto ao prefeito José Natalino Paganini para à destinação do prédio. Após muito diálogo e reuniões, o prefeito acabou assinando um Projeto de Lei que autorizava a cessão por 10 anos do local aos Bombeiros Civis Voluntários. Referido projeto
passou pelo crivo da Câmara e ganhou o aval do Poder Legislativo de forma unânime.
A partir daí, obras de reforma e recuperação tiveram início no local com a realização dos próprios bombeiros, e claro, com ajuda do poder público. Concomitantemente, foram realizados recrutamentos de voluntários junto à sociedade, bem como treinamentos nas mais diversas situações de ação, como incêndios, salvamento em altura e afogamentos.
Mais recentemente, o Prefeito José Natalino Paganini e o agora presidente da Câmara Luan Rostirolla, se reuniram para definir os últimos detalhes para a inauguração do 1º GBVI – Grupamento de Bombeiros Voluntários de Itapira que acontece neste domingo. Além
deles, participaram do encontro o comandante geral do Grupamento, Bombeiro Gabriel Lovatto e o 2º subcomandante Renato Aparecido Adão, além de outros integrantes do departamento de Defesa Civil de Itapira.
O 1° Grupamento de Bombeiros Voluntários de Itapira, terá como missão o apoio em situações emergenciais ao município e todas as suas secretarias no que tange o combate a incêndio; resgates diversos; salvamento em altura, aquático e/ou terrestre; suporte básico de vida, visando preservá-la, bem como o meio ambiente e o patrimônio. Os bombeiros civis possuem treinamento, agilidade, criatividade, iniciativa e autocontrole na atuação, valorizando o trabalho em equipe, respeitando os princípios legais.
“Importante destacar o esforço de todas as partes envolvidas no projeto, afinal de contas, na prática a população será duplamente beneficiada, já que atendemos um pedido dos bombeiros voluntários e ao mesmo tempo encontramos uma solução para um prédio público que estava inutilizado”, destacou Luan.