A Câmara de Vereadores de Itapira realiza na próxima quinta-feira, dia 06, sessão solene para outorga do título de cidadania itapirense aos senhores Miguel de Arruda, Romeu Pereira de Souza e Sérgio Magnusson. A solenidade será realizada na sede do Poder Legislativo, a partir das 19h30.
Os homenageados receberão a honraria pelos inestimáveis e relevantes serviços prestados à coletividade itapirense. A homenagem acontece, respectivamente, de acordo com os Decretos Legislativos nº 274, de 03 de setembro de 2014; 276, de 26 de novembro de 2014, e 281, de 1º de abril de 2015, todos de autoria do vereador Carlos Alberto Sartori.
Sobre os homenageados
Prof.º Miguel de Arrruda
Nascido na cidade de Assaí, no estado do Paraná, é filho do casal Armando de Arruda e Antônia Gardinalli de Arruda. Casado com Divanira Salles Rocha de Arruda, cuja união advieram os filhos Letícia (in memmorian) e Domenico.
O professor Miguel de Arruda graduou-se em Educação Física pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1975; concluiu seu mestrado em Educação Física pela USP – Universidade de São Paulo em 1990 e doutorado em Educação Física pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas em 1997. Em 2012 assumiu como Diretor da Faculdade de Educação Física da Unicamp.
Possui vasta experiência na área de Fisiologia, com ênfase em fisiologia do esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: futebol, treinamento desportivo, avaliação física, antropometria e desempenho motor. Possui vínculo com renomadas Universidades por todo o Brasil, tendo mais de 90 artigos publicados em periódicos especializados, e uma centena de orientação em teses de graduação, mestrado e doutorado É autor ou co-autor de 12 livros publicados na área.
Dr. Romeu Pereira de Souza
Nascido na cidade de Coluna, em Minas Gerais, é filho de José Pereira de Souza e Hercy Lopes Pereira de Souza. É casado com Malvina Aparecida Colferai Pereira de Souza, com que teve dois filhos Thiago (in memorian) e André.
Cursou Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte, formando-se em 1964. Em 1968, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas Gerais.
Em Itapira, ministrou consultório particular por mais de 30 anos. Foi dentista do Instituto Bairral de Psiquiatria por 35 anos, sendo administrador da entidade por três anos.
Também atuou como advogado do Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos e assessor jurídico do Departamento de Licitações. No terceiro setor, foi o primeiro presidente da APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Itapira.
Prof.º Sérgio Magnusson
Nascido na cidade de Indaiatuba em 6 de maio de 1948, é o último dos sete filhos de Guilherme e Bertha Magnusson. Cusou os primeiros anos na Escola Rural do bairro Buru. Foi agricultor até os 25 anos. Formou-se como técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Nossa Senhora da Candelária em Idaiatuba. Estudou na Faculdade de Ciências e Letras de Guaxupé, onde obteve Licenciatura em Geografia.
Veio para Itapira em março de 1975 para ministrar aulas de Educação Moral, OSPB, Prática de Escritório, Contabilidade e Geografia nas Escolas Estaduais “Pref. Antônio Caio” e “Elvira Santos de Oliveira”. Ministrou disciplinas também na Escola Estadual “Júlio de Mesquita” e nos bairros de Barão Ataliba Nogueira e Cubatão.
Foi casado com Maria Cristina Macan Magnusson, com quem teve duas filhas: Isabela (in memorian) e Priscila. Hoje é aposentado e vive com Maria Madalena Borsoi, com quem compartilhou por alguns anos a realização de eventos gastronômicos, visto que adora pilotar um fogão e especializou-se em fazer massas. Atualmente seu dotes culinários estão voltados apenas para os amigos e instituições filantrópicas da cidade.