Após mais de um ano depois da previsão do funcionamento que era para março de 2021 o Castramóvel segue estacionado nos fundos da Sama ( Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) e sem previsão de efetivamente cumprir sua missão. O castramóvel foi adaptado para procedimentos cirúrgicos de castração de cães e gatos e chegou no município no dia 19 de dezembro de 2019.No final de 2020 a Prefeitura chegou a abrir um pré-cadastro para castração gratuita de mil animais e anunciou ate um cronograma de atendimento nos bairros.
Mas em maio de 2021 a Prefeitura informou que a empresa que havia vencido a licitação para gerenciar o serviço havia desistido e que a uma nova empresa deveria ser contratada via licitação.
O Castramóvel foi adquirido com recursos de R$ 150 mil destinados ao município via emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Izar ( PP) a pedido da ex vereadora Professora Marisol (PSDB).
Ao lado do Almoxarifado foi construído o Caami ( Centro de Acolhimento de Animais do Município de Itapira) que teve recurso através do Deputado Estadual Barros Munhoz atendendo o pedido da ex vereadora Professora Marisol. Para esse caso a administração atual fala que houve erros no projeto original, durante a gestão passada e que o espaço vem passando por readequações para poder entrar em operação.Juntos os dois projetos contam o recurso de 430 mil para investimento local e foram conquistados pela ex vereadora Marisol.
Marisol falou com a nossa reportagem
“Segundo Marisol desde janeiro de 2021 o Castramóvel já estava pronto junto ao CRMV-SP. Marisol frisa ainda que quer que o Castramóvel esteja disponivel para população mais carente e que necessita dele e que venha a entrar em operação o mais rápido possível”
Documento do CRMV/SP