No fim do mês de abril, a SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) iniciou um novo ciclo de esterilização de cães e gatos no Castramóvel. O trabalho teve início pelo bairro do Cubatão, com foco nos moradores do Condomínio São Judas, e nessa semana chegou à Praça CEU para atender os moradores dos bairros José Tonolli e Istor Luppi.
Nesse novo pacote, serão 480 animais castrados, a maioria canina, e os tutores que fizeram o cadastro prévio no site da Prefeitura estão sendo convocados. No ato da ligação, eles são informados sobre o dia e horário para levar os animais e os cuidados pré-operatórios que precisam ser seguidos. “Finalizamos o processo de licitação para contratação da empresa especializada e imediatamente iniciamos mais um roteiro de castrações pela cidade. Vários bairros serão contemplados nessa nova etapa”, disse o prefeito Toninho Bellini.
A seleção dos contemplados leva em consideração uma série de critérios, sendo os principais a renda familiar, se há inscrição do tutor em programas sociais e se o animal é fruto de adoção responsável. Os que ainda não são se cadastraram podem acessar o site www.itapira.sp.gov.br e clicar no ícone “Cadastro Castramóvel” para preencher o formulário.
Após a cirurgia, os animais seguem em observação até que o efeito da anestesia passe e são entregues aos tutores já medicados e microchipados e com todas as orientações para o cuidado pós-operatório.
Orientações para crianças
Durante as castrações, as crianças e adolescentes que acompanham os tutores dos animais participam de uma ação de conscientização promovida pela SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) com orientações sobre posse responsável, cuidado com animais, o que são maus tratos, as punições aos infratores e as formas de denúncia.
Após a ação educativa, cada um deles recebe o certificado de Guardião Responsável e uma cartilha de orientações em forma de gibi.