A Secretaria de Agricultura de São Paulo, por meio da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica integral), e a Prefeitura de Itapira, através da SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), realizam nesta sexta-feira, 7 de julho, o Mutirão de Atendimento do CAR (Cadastro Ambiental Rural). A ação ocorrerá das 9h às 15h30 na sede da Casa da Agricultura, na Rua Francisco de Paula Moreira Barbosa, n° 103, Centro.
O CAR é um registro público eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais. Nesta ação, os profissionais irão orientar sobre o aceite ao sistema, o primeiro acesso, a análise de cadastros e a retificação de possíveis inconsistências com o Código Florestal. O cadastramento também evita restrições para solicitação e renovação empréstimos e na regularização ou transferência do imóvel junto aos cartórios.
“O sistema de acesso ao CAR mudou e, por isso, todo proprietário de imóvel rural precisa fazer o novo login e senha. A maioria dos cadastros passou por análise via inteligência artificial e é preciso dar aceite ou não nesta análise para continuar o processo de regularidade ambiental de seu imóvel”, explicou o diretor da SAMA, Anderson Martelli.
Para o atendimento, o produtor rural deverá apresentar os documentos do imóvel rural (ITR e CCIR), documentos pessoais (RG e CPF) e o CAR original já feito anteriormente. Serão atendidos proprietários ou possuidores de imóveis com até quatro módulos fiscais (80 hectares).
Além do CAR, no mutirão também será realizado o cadastramento e adesão dos produtores ao programa Rotas Rurais, que utiliza a tecnologia Plus Code da Google e funciona como um CEP rural personalizado que localiza com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural.
As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (19) 3863.1578 ou pelo e-mail carlos.antunes@sp.gov.br. Pelos mesmos canais também é possível fazer o pré-agendamento do atendimento.