Dentro da programação do Setembro Verde, mês da luta pela inclusão da pessoa com deficiência, o Comdef (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência) fez o lançamento de sua primeira cartilha durante evento na sede da OAB na última quarta-feira, 13. O vice-prefeito Mário da Fonseca esteve presente.
O documento, que está disponível no site https://itapira.sp.gov.br/conselho/conselho-municipal-de-defesa-da-pessoa-com-deficiencia/80, traz informações sobre o conselho, sobre as entidades do município especializadas nesse público alvo e principalmente os direitos das pessoas com deficiência. “Essa cartilha sempre foi um grande sonho do Comdef porque reunimos informações de extrema relevância para a sociedade em geral”, ressaltou Rosângela Maria Martucci, presidente do conselho.
Inicialmente, as cópias serão distribuídas entre as entidades vinculadas e também durante as atividades do Setembro Verde, mas ela permanecerá disponível para todos os interessados.
O evento de quarta-feira também promoveu palestras e reflexões sobre o assunto. As profissionais da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Gisela A. Negri Ricciluca e Ana Carolina Olbi Grosso discorreram sobre o tema “Deficiência sim, incapacidade não”. Já Eliana Razzo falou um pouco sobre sua experiência pessoal.
Dando continuidade à programação do Setembro Verde, o Comdef promove na próxima sexta-feira, 22, uma tarde de atividades e apresentações no Ginásio de Esportes “José Bonifácio Coutinho Nogueira”, no bairro Humberto Carlos Passarela. Haverá presença da ADI (Associação Down de Itapira), da APAE, do CAHEK (Casa dos Amigos Helen Keler) e do Centro Dia do Idoso, apresentações e distribuição de guloseimas. A entrada é franca.
Crédito das fotos: Paulo Bellini/Itapira News