A fim de atualizar as informações sobre as ações desenvolvidas no município relacionadas à arborização urbana que são coordenadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), o biólogo e diretor da pasta Anderson Martelli, sob supervisão do secretário José Aparecido Parentel Rostirola, fez a revisão do Plano Municipal de Arborização Urbana.
Foram acrescidas informações de quantidade de mudas de árvores plantadas e doadas, espécies exóticas invasoras que são proibidas e outros dados. “Este documento traz dados importantes do município como fatores que favorecem a preservação da vegetação, dados hidrológicos e climáticos, estrutura do viveiro municipal, legislações municipais relacionadas ao tema, objetivos gerais e específicos, diagnóstico e quantificação de copa arbórea existente no perímetro urbano e as técnicas e manejo da arborização (como plantar, espécies adequadas para locais de fiação e sem fiação e as espécies inadequadas). Aborda também uma temática inovadora chamada espaço árvore, que favorece o desenvolvimento da planta sem causar problemas na calçada e maior infiltração de água para o subsolo, os procedimentos para podas e supressões e os cronogramas de plantios desenvolvidos por esta secretaria”, explicou Martelli.
Todas essas atualizações foram apresentadas na ultima plenária do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) , no dia 23 de março, para que fosse discutida e aprovada pelos conselheiros.
O Plano na íntegra, assim como, as legislações que tratam da arborização urbana, podem ser acessados no site https://itapira.sp.gov.br/pagina-secretaria/arborizacao-urbana/143.