São três pontos a serem esclarecidos.
Primeiro: você até pode comer alimentos saudáveis, porém se comer na quantidade errada, não irá emagrecer. Você precisa se alimentar bem qualitativa e quantitativamente. Não é porque é saudável que
podemos comer a vontade, até mesmo alimentos saudáveis em excesso vão levar ao ganho de peso.
Segundo: as vezes nos enganamos fazendo trocas “erradas”, achando que porque determinado alimento é mais saudável, que não tem calorias ou pode-se comer a vontade. Por exemplo, pasta de amendoim, é um super alimento, super saudável, fonte de gordura boa, porém mega calórico. E vejo muita gente comendo como se não houvesse amanhã porque é saudável e pode comer.
Terceiro: hoje em dia encontramos nas prateleiras diversos alimentos entitulados como “fit” mas que na verdade não são. E aí as pessoas consomem esses alimentos, não emagrecem e não entendem o porquê.
Temos que estar em déficit calórico pra podermos emagrecer, ou seja, comer menos do que se gasta, então sim, mesmo que provindas de alimentos saudáveis, as calorias importam nesse processo. Então precisamos nos atentar às quantidades, às calorias e também dar muita atenção aos rótulos para não nos enganarmos com os falsos saudáveis.
Procurar um profissional para ajustar sua alimentação é essencial e também para te ajudar e orientar em relação a suas escolhas alimentares.