sábado, 23 novembro 2024
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Como administrar as emoções no ambiente de trabalho

Docente do Senac Itapira ressalta a importância do autoconhecimento e da comunicação assertiva

            O equilíbrio emocional nos possibilita ter melhores resultados, conduzir melhor as situações, ter empatia para se colocar no lugar do outro e entender suas necessidades. De acordo com Daiane de Fátima Pavinato de Almeida, docente da área de gestão e negócios do Senac Itapira, para os cargos de lideranças, saber administrar emoções é uma competência importantíssima. “O líder é responsável pela condução de uma equipe, com sua diversidade e diferentes níveis de competências técnicas e comportamentais. A gestão de pessoas é sempre desafiadora e requer do líder uma postura de encorajamento e de exemplo acima de tudo, pois o líder influencia e inspira a equipe para melhor desempenho e resultados”, ensina.

            Diante dos inúmeros desafios profissionais, desenvolver o autoconhecimento é a peça chave. Dessa forma, Daiane explica que a pessoa irá compreender que nós não controlamos nossas emoções, mas controlamos nossos comportamentos. Então, é importante aprender a identificar os sentimentos, a estar atento à qualidade de nossos pensamentos e saber distinguir fatos e situações que nos trazem paz e os que nos causam estresse e descontrole emocional. “Devemos promover ações que nos auxiliem no processo de controle emocional. Meditação, caminhadas, oração, contato com a natureza, hobbies, leituras, descanso adequado são alguns fatores que podem nos ajudar nessa jornada de conexão conosco e de equilíbrio emocional. O importante é entender que cada um é único em sua forma de pensar e sentir e que não existem soluções universais”, ensina.

            E quando uma situação não sair da forma esperada a comunicação deve ser clara e objetiva, argumentando com respeito e empatia, na forma de diálogo onde o profissional se expressa e dá espaço para os outros também se colocarem. O importante, segundo a docente é focar em fatos e comportamentos observáveis e não em questões pessoais. “A transparência e a comunicação assertiva são importantes para uma base de relacionamento com confiança e espírito de equipe. Mesmo quando a comunicação traz problemas ou pontos de melhoria, se todos têm essa abertura, o momento do diálogo será muito rico e produtivo, fazendo a diferença no dia a dia e nos resultados da equipe”.

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Serviço:

Senac Itapira

Endereço: Praça Bernardino de Campos, 150 – Centro – Itapira/SP
Informações: www.sp.senac.br/itapira.

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