Nesse artigo você confere as fases da vida dos cães em uma separação de mais fácil compreensão. Entenda como eles crescem e evoluem. E saiba um pouco mais sobre os cães, principalmente se você pretende trazer um novo membro para a família.
Assim como todos os animais os cães passam por diversas fases, vamos te explicar aqui como elas funcionam. E você consegue entender também como agir para ajudar seu peludo a se desenvolver melhor.
Os cães assim como os humanos, passam por diversas fases em sua vida. Eles crescem e aprendem aos poucos a medida que se desenvolvem. Entenda um pouco mais sobre como são as fases da vida dos cães e aprenda como agir em cada uma delas.
Vale ressaltar que esse artigo traz as fases da vida dos cães de forma mais compreensível para os tutores. Assim você entende como eles crescem sem complicações e qual o seu papel em cada fase do seu melhor amigo peludo.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre autismo em cães
Quando os filhotes nascem a fase neonatal é quando ele ainda não abriu os olhinhos. Aqui eles são muito frágeis e dependem do carinho da mãe e dos cuidados do criador que deve estar observando e cuidando caso a mãe não consiga cuidar de toda a ninhada.
Nessa fase o cãozinho sente o cheiro da mãe, e apenas isso, ele precisa de ajuda para tudo. Não se movimentam bem e precisam de estimulação física para fazer suas necessidades. É bom ficar de olho se a mãe está cuidando de todos e se todos estão conseguindo mamar.
Os filhotes na verdade passam por várias fases. Isso é muito rápido, mas é possível perceber. A primeira fase dos filhotes é a de transição. Quando os pequenos começam a se locomover melhor, abrem os olhinhos, começam a escutar e a vivenciar o mundo ao seu redor. Isso acontece entre os 13 e 20 dias.
Lá entre os 21 e 49 dias os filhotes aprendem a socializar com outros cães. É muito importante não separar o filhote de sua ninhada e da mãe nessa época de sua vida. Pois eles estão aprendendo como um cão deve agir.
Nessa fase a mãe ensina a eles sobre higiene, o que podem ou não podem fazer. E também entendem nas brincadeiras quando o outro não quer brincar. Além de aprender a morder sem machucar os irmãos.
A última fase dos filhotes é entre 7 e 12 semanas de vida. Ou seja, até lá pelos 3 meses de vida. Essa é uma das fases da vida mais importantes dos cães. É aqui que eles aprendem a socializar com humanos, a brincar sem machucar, eles aprendem a não ter medo das coisas.
Por volta dos 4 meses de vida o cãozinho entra na adolescência. Ele passa a morder com mais força, apresentar comportamentos possessivos, desafiar o tutor. Nada disso é culpa dele, acontece que assim como com os humanos, os hormônios dos cães também enlouquecem na época da adolescência.
É a idade ideal para começar o adestramento? Você poderia já ter começado por volta dos 3 meses, mas se não começou ainda, pode e deve começar sim. Cães são animais muito inteligentes, claro que varia de acordo com a raça.
Mas se você focar toda essa energia do seu melhor amigo em aprender os comportamentos corretos. Isso vai ajuda-lo muito a ter menos comportamentos negativos e passar por essa fase de forma mais tranquila.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre porque cães cheiram o bumbum uns dos outros
E os cães atingem a maturidade completa, inclusive sexual, por volta de 1 a 3 anos de idade. Claro que isso varia entre as raças, sendo que quanto menor o cão, mais rápido ele atinge a maturidade em relação aos cães maiores.
Esse é o momento que os cães consolidam sua personalidade. Podendo sim haver mudanças bruscas e filhotes que eram muito abertos ao novo se tornarem cães adultos que não gostem de estranhos ou outras novidades. Por isso é ideal apresentar o máximo possível quando filhote.
Também é um ótimo momento para estabelecer ainda mais uma relação saudável com seu cão. Tornando a rotina dele bastante interessante e ajudando a se divertir e gastar toda a energia que ele tiver.
Vai depender da questão da raça, mas é comum filhotes muito agitados se tornarem mais tranquilos. Não ache que seu cão está triste, ele só está mais maduro.
Aproveite para conferir também nosso artigo sobre o significado de alguns comportamentos dos cães
A partir dos 7 anos de vida os cães já começam a entrar na velhice. Essa é uma das fases da vida mais importantes na questão de cuidados. Seu cão ainda é seu cão, ele só está velhinho e é normal que não aguente mais o pique das brincadeiras de antes.
Isso não é um indício de que você deve parar de sair nem nada disso. Cães idosos ainda precisam de passeios e brincadeiras. Eles só diminuem o ritmo e você deve compreender isso. Nessa idade os check ups também são ainda mais importantes. E se deve ter mais atenção a nutrição do seu peludo.
Fonte: R7.com