No último dia 27, os biólogos da SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) Anderson Martelli e Ariadne Alvarenga realizaram visitas monitoradas com crianças, adolescentes e monitores do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do bairro Barão Ataliba Nogueira junto ao Viveiro Municipal de mudas e a Nascente Modelo no Braz Cavenaghi.
No viveiro, os visitantes receberam informações sobre arborização urbana e mata ciliar, cultivo de plantas, bioma do município e sua vegetação nativa, estruturas das árvores, importância dos vegetais no meio ambiente e outros temas.
De lá, todos se dirigiram para a Nascente Municipal Modelo localizada em uma área pública do bairro Braz Cavenaghi. Lá, eles aprenderam sobre a importância da vegetação ao seu entorno que é composto por um fragmento de mata preservado, sobre a legislação de proteção das nascentes e de preservação da água e também sobre as más atitudes do ser humano em relação ao meio ambiente.
As visitas ocorreram no período da manhã e tarde e envolveram aproximadamente 30 pessoas. “Todos foram muito participativos e isso é um ponto essencial para que eles tornem-se, junto a seus familiares e amigos, multiplicadores dos conteúdos discutidos durante a visita”, destacou Martelli.
Ao final da visita, foram doadas cinco mudas de árvores para o plantio junto com as crianças e adolescentes em áreas livres próximas ao Serviço de Convivência.