Nesta segunda-feira, 5, aproximadamente 30 crianças e adolescentes dos SCFVs (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) da Secretaria de Promoção Social fizeram uma visita monitorada ao viveiro municipal e à Nascente Municipal Modelo localizada na área pública no bairro Parque Residencial Braz Cavenaghi.
Os biólogos da SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) Anderson Martelli e Ariadne Alvarenga foram os monitores da atividade e explicaram sobre arborização urbana e mata ciliar, cultivo de plantas, o tipo de bioma em que município está inserido e sua vegetação nativa, a estruturas das árvores, a importância dos vegetais no meio ambiente e outros assuntos.
A primeira parada foi no viveiro municipal e depois todos partiram para a nascente modelo. Lá, Martelli e Ariadne falaram sobre a importância da vegetação ao entorno que é composta por um fragmento de mata preservada e também abordaram questões sobre a legislação de proteção das nascentes, preservação da água, lençóis freáticos, biodiversidade local e as ações da população que prejudicam o meio ambiente.
“Observamos uma boa interação dos participantes, ponto essencial para que eles tornem-se, junto a seus familiares e amigos, multiplicadores dos conteúdos discutidos durante a visita”, relatou Anderson Martelli. Ao final da atividade, foram doadas 18 mudas de árvores para que os educadores sociais façam o plantio junto com os alunos em áreas livres e calçadas próximas ao serviço de convivência.
A classificação dessa nascente como modelo para o município foi formalizada pela Resolução COMDEMA 02/2018. A área é destinada ao lazer da população, visitação de estudantes e interessados no tema e também é utilizada como instrumento de educação ambiental para alunos da rede pública e privada por conter em seu interior uma nascente que dá origem a um corpo d’agua, afluente do Ribeirão da Penha.
Ao avaliar a atividade, o secretário da SAMA Jose Aparecido Perentel Rostirola destacou a importância da educação ambiental. “Precisamos trabalhar para um futuro melhor e mais justo em que a Educação Ambiental seja uma realidade para todos e esse espaço de diálogo resulte em uma participação social engajada e articulada em prol da preservação do meio ambiente”, afirmou.