Através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Projeto Sanquim Cultural realizará a partir de abril um curso gratuito de Formação Cultural e Emocional Através da História da Arte.
Com uma carga horária de 60 horas dividida em 12 aulas ministradas pelo professor João Ricaldes (Unicamp, Escola do Masp), o curso é destinado a todas as pessoas com mais de 18 anos que se interessam pelo tema e pelo aprimoramento cultural, especialmente os educadores. São 50 vagas disponíveis, das quais 20% serão reservadas para professores.
As aulas são presenciais e ocorrerão às quartas-feiras, de 5 de abril a 1° de julho, das 19h00 às 22h00 na Casa das Artes. As inscrições ocorrem somente de forma online pelo site https://sanquim.com/curso-historia-da-arte/.
Os participantes receberão um livro gratuito de autoria de João Ricaldes chamado História da Arte em 20 Lições (180 páginas, 2022) e também farão uma viagem de estudos que encerrará o curso com visita a dois dos mais importantes museus do país: MASP e a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Todos que atingirem 75% de presença receberão certificados.
O cronograma das aulas abordará os seguintes períodos e estudos de caso: Arte Medieval, Renascimento/Barroco, Rococó/Neoclássico, Romantismo/Impressionismo, Arte Moderna, Pintura Brasileira dos séculos 19 e 20, Arte Contemporânea, Inveja e Ira na Arte, Fantasia na Arte, Fé na Arte e Amor e Morte na Arte. Confira aqui o calendário previsto.
Sobre o projeto e o professor
Integralmente financiado por empresas da região através da Lei de Incentivo Fiscal (antiga Lei Rouanet), o projeto Sanquim-Cultural foi homologado no Diário Oficial da União no dia 11 de janeiro de 2022. O objetivo do projeto é oferecer aos participantes uma oportunidade de formação emocional e cultural através da história da arte.
O Sanquim-Cultural é uma iniciativa do cursinho popular Sanquim, entidade sem fins lucrativos fundada na comunidade da Paróquia de Santana e São Joaquim, em Mogi Mirim, em 2012. O cursinho conta hoje com um corpo docente de mais de 50 professores voluntários e atende mais de 250 alunos de escolas públicas na preparação para o vestibulinho da ETEC, para o ENEM e para os vestibulares das principais universidades do país. Recentemente o Colégio Sanquim também iniciou o seu Ensino Médio, hoje com turmas de 1º e 2º ano em funcionamento.
Residente em Mogi Mirim, João Ricaldes é responsável pelo Projeto Humanarte, também aprovado pela Lei Rouanet em 2005 e 2008, pelo qual tem trabalhado como formador de professores na rede municipal de ensino de Campinas desde 2011 e em outros municípios.