Na tarde desta sexta-feira, 17, o coordenador da Defesa Civil de Itapira Ronaldo Ramos da Silva e o Supervisor Operacional Thales Tonolli Scholz participaram de uma reunião com a Defesa Civil do Estado de São Paulo para o gabinete de crise montado emergencialmente frente à previsão de fortes ventos e chuvas para todo o Estado de São Paulo nesse fim de semana.
O órgão estadual emitiu um informativo com aviso de risco meteorológico entre ontem e domingo em razão da condição para pancadas de chuva e rajadas de vento. “As rajadas de vento poderão variar entre 60 e 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h em algumas áreas nos momentos mais críticos da tempestade”, descreve o documento. A região de Campinas, em que Itapira está inserida, é apontada como uma das mais afetadas.
A recomendação da Defesa Civil do Estado é que eventos em ambiente aberto, especialmente os que possuem montagem de estruturas metálicas e próximos a árvores sejam suspensos. Por essa razão, as partidas de futebol amador previstas para ocorrer neste domingo, dentre elas a final da 2ª Divisão da Copa Itapira, foram suspensos e serão remarcados. Já o Circuito Sesc de Artes foi transferido para o Ginásio de Esportes “Benedito Alves de Lima”, o Itapirão. “É uma medida preventiva. A previsão pode não se concretizar, mas precisamos seguir a orientação do órgão estadual porque caso se concretize esse cenário, estaremos evitando problemas graves”, explicou Silva.