Na última quarta-feira, 7, o coordenador da Defesa Civil de Itapira, Ronaldo Ramos da Silva, e o Agente Silva estiveram na capital para o lançamento da operação São Paulo Sem Fogo do Governo do Estado de São Paulo.
“Hoje damos o pontapé inicial de um estado de prontidão permanente, porque chegamos nesse período mais crítico. Nós temos que evitar os incêndios, temos que evitar o cigarro em rodovias, a queimada irregular, o fogo no lixo, evitar os balões, porque são fontes causadoras de incêndio e o período de estiagem demanda de nós esse cuidado permanente”, afirmou o Governador Tarcísio de Freitas.
A solenidade teve a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira, dos secretários de Estado Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), Guilherme Derrite (Segurança Pública), Lais Vita (Comunicação) e demais autoridades.
“Nós recebemos um conjunto de materiais informativos para realizar campanhas locais e ainda iremos retirar o kit estiagem. Estamos programando essas ações educativas em nossa cidade e o encontro foi importante para reforçar parcerias para nossa atuação nesse período crítico”, disse o coordenador da Defesa Civil de Itapira.
Uma das novidades anunciadas no evento é o aperfeiçoamento do sistema SMAC, desenvolvido pela Defesa Civil em parceria com a Climatempo para identificar focos de queimada em tempo real com o uso combinado de inteligência artificial e análises de imagens de satélites.
Na solenidade também foram expostos os investimentos da Polícia Militar Ambiental, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Defesa Civil do Estado e também do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) – que vai investir R$ 59 milhões na contratação de serviços de conservação e manutenção das margens das rodovias, com a poda e limpeza das áreas das respectivas faixas de domínio como medida preventiva – e do Governo de São Paulo, que vai utilizar 30 drones para identificação e mapeamento de áreas sob risco de incêndio.