Na última quinta-feira, 16 de maio, a Defesa Civil de Itapira realizou um simulado de emergência na Fatec de Itapira “Ogari de Castro Pacheco”. A ação, que contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas incluindo servidores administrativos, professores e alunos, reforçou a importância da cooperação entre a Defesa Civil e instituições de ensino.
O treinamento foi supervisionado pelo Coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Roberto Ramos da Silva, com o apoio da agente Débora Vitória Silva dos Santos. A simulação envolveu um cenário de princípio de incêndio que rapidamente evoluiu, exigindo a evacuação total da unidade de ensino de maneira ordeira e segura em poucos minutos.
O responsável pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Fatec de Itapira, Leandro José Silveira, salientou que anualmente os servidores administrativos e docentes da instituição participam de reciclagens em Primeiros Socorros e Combate a Princípios de Incêndio. No entanto, esta foi a primeira vez em dez anos que a equipe teve a oportunidade de colocar em prática esses conhecimentos com a participação ativa de estudantes e docentes. “Esperamos não precisar um dia utilizar esse conhecimento, mas estamos cada vez mais preparados para auxiliar, seja aqui na Fatec de Itapira ou em situações aleatórias do cotidiano” afirmou.
O exercício teve início às 19h30, com uma breve reunião entre a equipe de brigadistas e os agentes da Defesa Civil. A ocorrência simulada começou cerca de 10 minutos depois, sendo rapidamente controlada. O prédio foi evacuado e os alunos foram posicionados nas calçadas de forma segura e organizada. Ronaldo Ramos destacou a importância do treinamento: “Esses simulados são essenciais para preparar a comunidade para situações reais de emergência. A prática permite que todos conheçam os procedimentos corretos e ajam de maneira eficaz, garantindo a segurança de todos”.
Esta ação reflete o compromisso da Defesa Civil de Itapira com a segurança e a preparação da comunidade para enfrentar situações de emergência, reforçando a importância de treinamentos contínuos e do trabalho conjunto com instituições locais.
*Com informações do setor de Comunicação da Fatec de Itapira