segunda-feira, 23 setembro 2024
InícioDestaqueDieta ou reeducação alimentar ?

Dieta ou reeducação alimentar ?

Quando falamos em dieta, a primeira coisa que nos vem a cabeça são as restrições alimentares. Não pode comer isso, nem aquilo. Primeiro que não sou muito a favor da palavra dieta e costumo usar reeducação alimentar, pois esta sim consiste em algo duradouro, sem terrorismo nutricional e principalmente algo prazeroso. Dieta tem prazo pra acabar, é muito rigorosa e devido a isso possui baixa adesão. Mas vamos lá onde quero chegar. Quando elaboro um plano alimentar para um paciente, o mesmo é composto de alimentos que agregam benefícios à saúde do paciente em questão. O plano é algo bem individual, de acordo com as necessidades de cada um, de acordo com patologias, gostos, rotina, etc. Diferente de dietas prontas que encontramos com facilidade por aí.
Sempre surge aquela dúvida do paciente: ah, mas não posso comer 1 pedaço de pizza no sábado? Pode! As palavras chaves são equilíbrio e moderação! Por exemplo, um paciente saudável, sem nenhuma patologia, que está em busca apenas de perder alguns quilinhos, qual o problema de comer um pedaço de pizza se sentir vontade? O que sempre enfatizo é: saiu fora do que foi prescrito no plano em uma refeição? Volte a se alimentar corretamente na próxima. Não podemos pensar que se comemos algo diferente em uma das refeições o resto do dia não mais importa e por isso vou comer errado o dia todo.
Quando falamos em perda de peso e balanço energético negativo, esse deve perdurar por toda semana, pois não adianta comer certinho a semana toda e fazer o tal “dia do lixo” no fim de semana, pois aí se fizermos uma média de calorias na semana, o balanço energético talvez não seja negativo devido às “jacadas” do fim de semana.
A regra é simples, não existe proibição, existe sim equilíbrio! Se alimentar de maneira saudável não deve ser visto como algo chato e ruim, mas sim como algo prazeroso que só nos trará benefícios sem sofrimento! Lembrando da individualidade de cada um!
Tem dúvidas de como se alimentar de maneira saudável? Das quantidades adequadas pra você? Agende já uma consulta e viva em paz com a comida!
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.