sexta-feira, 20 setembro 2024
InícioCidadeDiversidade é o grande tema da 5ª Semana Senac de Leitura Digital

Diversidade é o grande tema da 5ª Semana Senac de Leitura Digital

Evento on-line com foco no poder transformador da leitura acontece de 13 a 17 de outubro, explorando assuntos como diversidade de gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional

Divulgada neste ano, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró Livro e do Itaú Cultural, aponta que apenas 52% dos brasileiros são considerados leitores, ou seja, leram ao menos um livro nos últimos três meses. Com propósito de incrementar este número, o Senac São Paulo traz a 5ª Semana Senac de Leitura, que acontece entre os dias 13 e 17 de outubro de forma totalmente digital pelo seu canal do YouTube, no Microsoft Teams e redes sociais de algumas unidades. A programação é gratuita e segue a temática Diversidade: muitas formas de ler e aprender o mundo.

Para o Senac São Paulo, assim como não existem barreiras para desenvolver novas habilidades profissionais que possam impulsionar um futuro mais próspero, a leitura é um bem precioso e transformador que pode estar presente em qualquer fase da vida, e de múltiplas maneiras. Por isso, como forma de levar e incentivar a leitura para todos com temas atuais, este ano, o evento será on-line e contará com palestras e bate-papos relacionados a grupos minorizados, relações étnico-raciais, produções periféricas, representatividade, acessibilidade e biblioterapia.

Segundo a coordenadora da Semana Senac de Leitura, Cristiane Camizão Rokicki, o cenário atual reforça a importância do evento que visa estimular a prática da leitura, assim como elucidar questões relevantes para a sociedade em geral. “Desde sua criação, pensamos em realizar uma atividade capaz de abordar temas complexos e necessários com o maior número de pessoas, por isso, nada melhor do que uma conversa sobre diversidade na edição de 2020”, explica Cristiane.

Para a bibliotecária Tarciana de Souza Barbosa Migotto, o formato digital do evento ultrapassa os muros da escola e fica mais perto da comunidade. “O evento foi desenhado em várias mãos para acontecer remotamente e conseguir alcançar o nosso objetivo, que é levar o incentivo da leitura e a sua diversidade na literatura para fora das unidades físicas do Senac,  para além das nossas bibliotecas”, conta Tarciana, que é responsável pelas bibliotecas das unidades Campinas, Itapira, Mogi Guaçu e São João da Boa Vista.

Para participar não há necessidade de inscrição prévia, apenas acesso à internet e interesse em leitura e diversidade, seja para fins pessoais ou profissionais. A divisão dos temas centrais é dada de acordo com cada dia do evento: sendo diversidade de gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional, respectivamente. Consulte a programação em www.sp.senac.br/semanadeleitura.

Destaques da programação das unidades Campinas e Mogi Guaçu:

Campinas

Apresentação: Contação de História Inspirada no Livro Joana a Princesa

Na terça-feira, 13, Elaine França Holanda e Luiz Carlos de Farias farão a contação de histórias inspirada no livro Joana a Princesa de Janaina Leslão, que abordará a temática transexual, contação cheia de metáforas, cores e poesia, usando sons e objetos.O vídeo será divulgado no Instagram (@senac.campinas)e Facebook(https://www.facebook.com/senaccampinas/) do Senac Campinas, das 15 às 15h30.

Bate-papo: Literatura – do racismo estrutural a uma abordagem antirracista

No dia 15, Ariana Gilberto realizará um bate-papo sobre algumas obras literárias que fazem parte da nossa cultura. Porém, possuem viéses racistas os quais ao longo do tempo construíram, de forma efetiva, o racismo estrutural. Este entendimento se faz necessário para conhecermos os seus efeitos em nosso cotidiano até chegarmos à literatura que constrói, de forma significativa, uma educação antirracista. A transmissão será realizada ao vivo, das 13h15 às 14h45 pela plataforma Microsoft Teams (https://bit.ly/3jkynz6).

 Roda de conversa – Leitura e Moda Plus Size: desconstrução de padrões

Também no dia 15, tem uma roda de conversa com as docentes do Senac Justine Armani, Ana Carolina Pereira Marcondes, Silvia Cristina Marques Belatine e Carolina Fritoli. Elas discutirão, das 18h às 19h, como a moda pode auxiliar na aceitação do corpo e na construção de narrativas mais inclusivas, assim como de que forma essa leitura pode colaborar com a ruptura de padrões estéticos construídos no imaginário social. A transmissão será ao vivo pelo Facebook do Senac São Carlos (https://pt-br.facebook.com/senacsaocarlossp)

 Mogi Guaçu

 Performance – Mandalas de Mulheres e Outras Histórias

No dia 16, terá apresentação de mandalas, com Angélica Colombo, docente do Senac Mogi Guaçu em parceria com Elaine França Holanda, docente do Senac Campinas. Das 12h às 13h, elas compartilharão suas histórias, onde resgatarão contos de muitas outras mulheres e narrativas do sagrado feminino.A transmissão será ao vivo pelo Instagram das unidades: @senacmogiguacu e @senac.campinas.

A programação completa da Semana Senac de Leitura Digital (institucional e unidades) pode ser conferida em: www.sp.senac.br/semanadeleitura.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.