Na última quarta-feira, 10, a equipe do CREM (Centro de Referência Especializado da Mulher) esteve em Limeira (SP) junto com a Secretária de Promoção Social Regina Ramil para conhecer de perto a estrutura do chamado ‘botão do pânico’ que foi implantado na cidade há 6 anos para ajudar mulheres vítimas de violência.
O botão do pânico é um aparelho remoto que tem um botão central que emite sinal para as forças policiais quando ativado. A tecnologia é uma excelente aliada de mulheres vítimas de violência que podem pedir ajuda de maneira discreta quando elas estão sem situação de ameaça. A disponibilização do equipamento é definida pela Justiça levando em consideração cada caso.
Regina Ramil e as técnicas do CREM foram recepcionadas pela vice-prefeita Erika Tank, que foi idealizadora do projeto quando ainda atuava como vereadora e tem grande atuação em ações voltadas para mulheres. “Limeira foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a adotar esse dispositivo. Fomos recepcionadas pela vice-prefeita e ela nos apresentou o projeto detalhadamente. Gostamos muito e vamos iniciar as articulações para implantar em nosso município”, adiantou a secretária.