Na manhã desta quarta-feira, 20, todos os Agentes Comunitários de Saúde das Unidades Básicas de Saúde participaram de uma capacitação sobre prevenção das hepatites virais. O treinamento é alusivo à campanha Julho Amarelo (instituída em 2019 pela Lei 13.802) e foi sediado no auditório da Guarda Mirim.
Os profissionais do Serviço de Assistência Especializada IST/AIDS da Vigilância Epidemiológica foram os responsáveis pelas explanações. O intuito é que os agentes comunitários sejam multiplicadores das informações em seus territórios junto à população em geral e profissionais de salão de beleza e barbearias.
Dando continuidade à campanha, entre os dias 25 e 29 será realizada a Semana de Ação de Combate às Hepatites Virais com ampliação da divulgação das informações e métodos de prevenção.
A hepatite é uma doença viral infecciosa, normalmente silenciosa, que ataca o fígado e pode ser aguda ou crônica. Além de evitar comportamento de risco, a testagem espontânea da população é um importante meio para prevenir o agravamento da mesma.
Existem cinco tipos identificados de hepatite: A, B, C, D (Delta) e E. No Brasil, os vírus A, B e C são os principais causadores da hepatite, sendo a mais prevalente a Hepatite C. Existem vacinas para as hepatites A e B que são ofertadas pelo SUS, sendo que a do tipo B também evita a hepatite D.
Como se prevenir?
A forma de transmissão da doença varia de acordo com o vírus. Recomenda-se não compartilhar objetos cortantes e perfurantes e usar preservativo em relações sexuais com pessoas que não há como avaliar o estado de saúde. Além disso, procedimentos como tatuagens, manicure e pedicure, colocação de piercings e tratamentos com acupuntura devem ser feitos somente com instrumentos esterilizados.