No dia 15 de abril foi comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo, uma homenagem ao conservacionista norte-americano Hugh Hammond Bennett (1881 – 1960), considerado o “pai da conservação do solo” nos Estados Unidos. Para celebrar, a Escola Ativa – representada por aproximadamente 80 pessoas entre alunos, familiares e professores – e técnicos da SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) realizaram o plantio de 120 mudas de árvores nativas na margem do Ribeirão da Penha.
A ação foi iniciada com uma explanação feita pela bióloga Ariadne Alvarenga junto com os técnicos Moacir Vicente Junior e Lucas Hamaguitti para falar sobre a importância da ação e como esse plantio favorece a conservação do solo, a arborização urbana, a redução de erosão local e o deslocamento de sedimentos para os corpos d’água que causam o assoreamento. Após as orientações, os presentes fizeram grupos e realizaram o plantio.
“A SAMA agradece a da escola e também dos servidores que fizeram o preparo do terreno. A iniciativa é de fundamental importância para que possamos manter a conservação de nossas florestas, aumentar a proteção dos rios, manter os múltiplos papéis e funções do bioma onde estamos inseridos e reabilitar o que ao longo dos anos os seres humanos foram degradando”, disse o secretário da pasta José Aparecido Perentel Rostirola.