Apesar de ter sido decidida de última hora, com pouco tempo para os responsáveis tomarem as providências, a 134ª edição da Festa de Maio já ganha forma. Depois de dois anos sem ser realizado devido à pandemia, o evento retorna em outros moldes e começa oficialmente na quarta-feira, 04.
De acordo com a coordenadora de equipes de Fiscalização da prefeitura, Thais Helena Rosini Borges de Salles, foram abertos 66 espaços para exploração por comerciantes locais, mas como alguns não retiraram a licença, algumas barracas de outras localidades estarão presentes. “Abrimos apenas para os comerciantes locais, mas sobraram vagas e alguns de outras localidades virão”, explica. “Quem espera pela Festa de Maio para comprar meias pode ficar tranquilo que as duas barracas que comercializam esse produto estarão na festa”.
Thais adiantou também que a festa irá ocupar o espaço compreendido entre a Praça Mogi Mirim e a Rua Victorio Coppos, onde está instalado o Unipark. “A Rua Victorio Coppos e o Largo da Igreja são de responsabilidade da Igreja de São Benedito, que é quem recebe pelo espaço”, frisa. “A Prefeitura não tem qualquer responsabilidade pelos dois logradouros, como também não recebe nada das entidades que irão colocar suas barracas no Largo, do Unipark ou dos comerciantes que também compraram espaço ao redor da igreja”.
Por outro lado, as ruas Cônego Guerra Leal e Saldanha Marinho irão abrigar as barracas que ganharam esse direito através da negociação de espaços pela Prefeitura. “Serão 66 espaços, dos quais cinco ainda estão vagos”, informa Thais. “Desses 66, 11 são de variedades e o restante explora a comercialização de produtos alimentícios”.
Interdição de ruas
Para que a festa seja realizada com segurança para os frequentadores, as ruas Victorio Coppos, Cônego Guerra Leal e Saldanha Marinho serão interditadas no período do evento. “A Victorio Coppos fica interditada o dia todo, pois está abrigando os brinquedos do Unipark”, explica Luís Gustavo Pereira, diretor de Trânsito e Transporte. “A Saldanha Marinho terá a interdição parcial apenas no período noturno”.
Sendo assim, quem chega à Praça Mogi Mirim vindo da Rui Barbosa, poderá dobrar a esquerda e utilizar a General Carneiro ou seguir em frente, como sempre ocorre durante a Festa de Maio. “Apenas não será permito dobrar a direita na Praça Mogi Mirim, que estará reservada para o evento”, informa Pereira.
Também poderá ocorrer alguma alteração na circulação dos ônibus urbanos, mas apenas nesta segunda-feira haverá uma definição. “Estamos estudando com a Viação Mirage se será necessária uma alteração no trajeto nas proximidades do Hospital Municipal”, explica o diretor. “Isso só irá ocorrer se houver necessidade”.
PROGRAMAÇÃO DA 134ª FESTA DE MAIO – ITAPIRA
Dia 4 – Quarta-feira
19h Banda Funk n’ Roll
21h Banda Rockers Itapira
Dia 5 – Quinta-feira
19h Banda Casa das Artes
20h Coral Cidade de Itapira
21h Escola Musicultura
Dia 6 – Sexta-feira
19h Grupo de Dança Academia Evolução
21h Banda Atemporal
Dia 7 – Sábado
17h DJ Massa Brasilis
19h Rodrigo Souza Blues Rock Band
21h Banda Kerozene
Dia 8 – Domingo
17h Camilla e Jonas Banda
19h Banda Lira Itapirense
21h Midland Blues Band
Dia 9 – Segunda-feira
19h Grupos de Dança Clube Santa Fé e Estúdio Focalizzare
21h Banda Rosamaria
Dia 10 – Terça-feira
19h Grupo de Viola Caipira Casa das Artes
21h Nó na Língua
Dia 11 – Quarta-feira
17h Grupo de Dança Danila Sabadini Cia de Artes
19h Jhony Lucas & Ricardo
Dia 12 – Quinta-feira
19h Ed Campos
21h Aksioma Rock
Dia 13 – Sexta-feira
CONGADAS
11h Procissão ao Busto da Mãe Preta (saindo da Igreja São Benedito)
16h Missa na Igreja São Benedito
17h Procissão de São Benedito
19h30 Ever’Tom Pinheiro e Banda
21h30 Banda Mão de Morsa
Dia 14 – Sábado
17h BR6 Rock Brasil
19h Grupo de Dança Academia Energia Sport Center
21h Banda ThreeTone Rock
Dia 15 – Domingo
17h DJ Big T e Teresa Lopes
19h MPBossa
21h Banda MacJack