sábado, 23 novembro 2024
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FMAP conquista certificação no Nível II do Pró-Gestão

O FMAP (Fundo Municipal de Aposentadoria e Pensões) de Itapira acabou de conquistar a certificação no Nível II do Pró-Gestão (Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União). O documento reconhece a excelência das boas práticas de gestão e atesta a qualidade e funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental, dentre outros.

“É uma certificação muito importante porque representa maior credibilidade do FMAP perante os órgãos vinculados aos RPPS’s e abre um leque de possibilidades para investimentos do patrimônio do Fundo”, afirmou o presidente Henrique Mariano Bortolotto.

Em 2020 o Fundo obteve sua primeira certificação no Nível I e agora, no processo de renovação, foi solicitada a subida de nível. “As auditorias ocorreram à distância e de forma presencial dias 1 e 04 de setembro e estávamos em preparação para elas desde maio”, explica a coordenadora do FMAP Laís Martins de Godoi, que esteve à frente do processo. Ao todo, foram avaliados 24 itens, sendo alguns indispensáveis para a certificação: Controle Interno, Educação Previdenciária, Governança Corporativa e Transparência. “Nós conseguimos aprovação integral, 24 de 24 itens”, completou.

Um dos objetivos gerais da certificação do Pró-Gestão diz respeito à transparência das informações e a efetiva participação dos beneficiários e da sociedade no acompanhamento da gestão do RPPS. Sobre esse assunto, Laís disse que desde a certificação Nível I a equipe do FMAP busca formas de trazer o segurado para perto e criar diferentes métodos de comunicação. Ela informou que no mês que vem terão início as rodas de conversa com as secretarias municipais para tratar das dúvidas gerais dos servidores. Além disso, já há atendimento para contagem de tempo e cálculo de aposentaria. “Recentemente, também tivemos atendimento exclusivo para nosso público com o Procon e estamos trabalhando em um projeto social voltado aos segurados para atendê-los em suas necessidades”, adiantou.

A certificação tem validade de três anos e deve ser trabalhada diariamente para sua manutenção. “O trabalho exigido pelo Pró-Gestão deve seguir por esses próximos três anos, sem pausa, para que possamos conquistá-lo novamente”, finalizou.

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