Na manhã desta terça-feira, 11, o prefeito Toninho Bellini participou de uma reunião com as gestoras das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental sobre os protocolos de segurança nas unidades. A secretária Regina de Santana Lago Gracini, a comandante da GCM Patrícia Zacarioto e os GCMs Pierozzi, Cavallaro e Paula também estiveram presentes.
O encontro, que foi realizado na sede da Secretaria de Educação, teve como principal objetivo esclarecer às gestoras sobre as ações que estão sendo colocadas em prática para inibir qualquer tipo de ataque nas escolas. Entre os tópicos abordados foi citado o aplicativo Guardião Escolar, ou ‘botão do pânico’, nas unidades. “Nós já estávamos tratando disso para atender outros grupos vulneráveis, mas agora nos deparamos com essa situação e iremos estender para as escolas. Estamos trabalhando com ações imediatas para oferecer mais segurança para as crianças e para vocês, professores”, destacou o prefeito.
O Chefe do Executivo explicou que os investimentos em inteligência para a segurança pública já estão acontecendo há vários meses e que a Guarda Civil Municipal, ao lado da Polícia Militar e Polícia Civil, já estão obtendo resultados positivos. “Precisávamos de algo emergencial e vamos trabalhar muito para que de maneira muito rápida esse dispositivo esteja presente em todas as escolas municipais”, reforçou.
A secretária Regina Gracini falou sobre outras questões relativas às barreiras físicas que foram solicitadas, dentre elas as concertinas. Um levantamento está sendo feito para a elaboração do projeto que seguirá para licitação.
A comandante da GCM pontuou sobre a atuação da corporação e alertou para a importância dos protocolos de segurança em todas as unidades que vão além do ‘botão do pânico’, mas englobam ações do cotidiano da equipe. Falou também sobre o monitoramento das unidades através das câmeras e da Ronda Escolar que já está atuando e deve ganhar reforço no segundo semestre com a aquisição de duas novas viaturas exclusivas.
Ao fim da reunião, o GCM Pierozzi, que é o responsável pelo COI (Centro de Operações e Inteligência) da GCM, explicou sobre a funcionalidade do aplicativo Guardião Escolar e de como esse acionamento de emergência funcionará na prática.
Conforme já havia sido noticiado, um servidor, que permanecerá em anonimato, será cadastrado como responsável pelo aplicativo e se o botão for acionado, as equipes de monitoramento imediatamente destinarão viaturas da Guarda Civil Municipal para o local e farão o acompanhamento pelas câmeras de segurança que já estão instaladas em todas as unidades escolares municipais.
As escolas particulares e estaduais também serão abrangidas pelas novas estratégias de segurança. Todas as interessadas no aplicativo Guardião Escolar poderão entrar em contato com o departamento administrativo da Guarda Civil Municipal para realizar o cadastro. O telefone para contato é o (19) 3813.9989. Além disso, as que possuem câmeras de monitoramento externo poderão aderir ao Programa Câmera Cidadã (Lei n° 6.228 de 13 de fevereiro de 2023).