quinta-feira, 21 novembro 2024
InícioCidadeGrupos de ajuda atendem servidores públicos

Grupos de ajuda atendem servidores públicos

Sob os cuidados e coordenação da assistente social Michelle Cruz, do Departamento
de Pessoal da Prefeitura, os grupos ‘Como Vai Você?’ e ‘Reviver’ prestam um
importante serviço aos servidores municipais que perderam algum ente querido ou
enfrentam algum problema relacionado à dependência química.
Iniciado em 8 de agosto de 2016, o ‘Como Vai Você?’ surgiu com a finalidade de
prestar apoio às mães que são servidoras municipais que perderam seus filhos.
Porém, ao longo do tempo a proposta foi ampliada e passou a atender funcionários
que perderam alguém e também os familiares de algum servidor público ativo,
aposentado ou pensionista do FMAP (Fundo Municipal de Aposentadorias e Pensões)
que tenha falecido. “Não se trata de um acompanhamento psicológico, mas sim de
ajuda mútua entre seus participantes. O Serviço Social tem essa atuação de monitorar
e acompanhar o servidor ou sua família no momento da perda e dar continuidade a
esse atendimento mesmo após algum tempo”, explicou Michelle Cruz. “Nesse grupo
nós trabalhamos a esperança e um ajuda o outro a continuar sua caminhada após o
luto”, completou.
O outro grupo que presta atendimento aos servidores municipais é o ‘Reviver’. Em
atividade desde 1º de agosto de 2013 e é voltado para o atendimento individual e em
grupo de servidores com problemas relacionados à dependência química. Tem como
objetivos principais a criação e restauração de vínculos, a qualidade de vida e a
consciência da importância de cada um em seus respectivos postos de trabalho.
“Nesse grupo nossa meta é o trabalho do resgate. Nossos encontros são baseados no
apoio mútuo e temos colhidos bons resultados”, afirma Michelle. Ela explica que todo o
trabalho realizado tem o monitoramento e respaldo das chefias imediatas dos
servidores e da Administração Municipal. “É muito importante esse acompanhamento.
Nossos encontros são todos pré-agendados e as chefias têm ciência de todos. Essa
parceria nos permite realizar um acompanhamento caso a caso, mesmo em ocasiões
de tratamento externo”, complementa a Assistente Social.
Os encontros do ‘Como Vai Você?’ são realizados todos os últimos sábados do mês
das 8h00 às 9h30 e os do grupo ‘Reviver’ acontecem toda última quinta-feira do mês
das 8h30 às 10h00, ambos na sede do Serviço Social do Departamento de Pessoal,
que está situado no prédio da antiga Estação Fepasa, à Praça João Sarkis Filho, nº
205, Centro. Para informações sobre esses e outros atendimentos realizados pelo
setor de Serviço Social do Departamento Pessoal, os interessados podem entrar em
contato pelo telefone (19) 3813.4969 ou 99462.1605 (Whatsapp). O atendimento

comunicacao@itapira.sp.gov.br
(19) 3863.0700
(19) 3843.9107/ 9108/ 9109

presencial ocorre as segundas e terças-feiras no período da tarde e as quartas,
quintas e sextas no período da manhã na antiga Estação Fepasa.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.