Ambas as dietas são recomendadas para pessoas que apresentam doença celíaca e intolerância à lactose.
A pessoa com doença celíaca apresenta intolerância ou alergia ao glúten, uma proteína que é encontrada em cereais como trigo, centeio e cevada. O tratamento para essa doença é baseado em uma alimentação restrita desta proteína, pois quando consumida provoca inflamação no intestino além de outros efeitos colaterais.
Já a intolerância à lactose é dada pela deficiência na produção da enzima lactase, a qual é necessária para a digestão da lactose. Na deficiência dessa enzima, a lactose é fermentada no intestino causando sintomas como diarreia e distensão abdominal.
Muito se fala em uma possível inflamação intestinal causada pelo glúten e pela lactose em pessoas que não apresentam nenhuma dessas doenças, devido à isso é que as pessoas estão excluindo o glúten e a lactose da alimentação. Porém, ainda não existem pesquisas que afirmem a recomendação da exclusão do glúten ou lactose para indivíduos saudáveis. Alguns estudos mostram que a exclusão de ambos favorece a redução de peso e do acúmulo de gordura, porém isso pode estar relacionado apenas à redução de calorias da dieta que consequentemente favoreceu a perda de peso.
Sendo assim, concluiu-se que é improvável que essas dietas possam conferir benefícios para a saúde daqueles que não têm intolerância a lactose ou doença celíaca.
Se seu objetivo é a perda de peso, procure um nutricionista que possa te auxiliar para que isso ocorra da melhor maneira e de forma saudável é claro.
Hoje em dia ouve-se falar muito em dietas sem glúten e sem lactose, mas você qual o propósito de cada uma delas?
RELACIONADOS