- Dê total atenção a sua comida. Faça suas refeições sempre a mesa, longe da televisão e deixe também o celular de lado. Quando você não faz isso, não presta atenção e acaba comendo rápido demais, você não fica saciado e logo irá sentir fome novamente ou pode até querer repetir a comida. Mastigue bem os alimentos.
- Entenda se o que você está sentindo é mesmo fome ou apenas vontade de comer. Quando estamos mesmo com fome, comemos qualquer tipo de alimento para nos saciar e temos sinais fisiológicos da fome, como a barriga roncando e dor de cabeça. Quando é vontade, normalmente temos desejo por algum alimento específico. A sede também pode ser confundida com fome, portanto mantenha-se sempre hidratado.
- A ansiedade também pode nos fazer querer comer além ou mesmo sem fome. Então precisamos também ter controle sobre ela. Se for o caso, se distraia com outra coisa que não seja comida, leia um livro, assista um filme, vá passear, andar de bicicleta, etc.
Cuidado com as beliscadas entre as refeições, isso pode te prejudicar.
- Cuidado com alimentos mais palatáveis como alimentos ricos em açúcar, gordura e sal. Por serem gostosos, acabamos comendo de forma exagerada, sem necessidade.
- Fracione suas refeições ao longo do dia para que nunca chegue em uma delas morrendo de fome e acabe exagerando nas quantidades.