Em alusão ao Outubro Rosa, as Unidades Básicas de Saúde do município estão recebendo uma iluminação especial para chamar a atenção da população e alertar para a importância da prevenção do Câncer de Mama através da realização da mamografia com regularidade na faixa etária preconizada pelos órgãos nacionais de saúde.
A recomendação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) seja feita em mulheres com idade entre 50 a 69 anos uma vez a cada dois anos com o intuito de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas.
O exame é feito no próprio município, em aparelho próprio da Secretaria Municipal de Saúde, e o agendamento é feito na Unidade Básica de Saúde. “O autoexame também é muito importante para detecção de qualquer anormalidade nas mamas e para reforçar essas orientações contamos também com palestras nas unidades com as voluntárias da Associação Pétalas de Rosas”, disse a coordenadora da Rede Básica de Saúde, Deise Cega Fernandes.
As mulheres pertencentes a essa faixa etária e/ou que detectaram alguma alteração nas mamas devem comparecer ao seu posto de referência e procurar a enfermeira responsável para solicitar o agendamento.