No início do mês de setembro, entre os dias 12 e 14, os guardas civis municipais Martinelli e Claudinei participaram de um treinamento de instrutores para uso de técnicas e armas não-letais. O curso, conduzido pela empresa Condor, foi realizado no Rio de Janeiro e reuniu 44 instrutores de todo o país.
O treinamento abrangeu o uso de todos os tipos de armas não-letais (balas de borracha, spray de pimenta, gás lacrimogênio, incapacitadores neuro-musculares e outros) e todos os seus respectivos protocolos de uso. “O objetivo principal desses equipamentos é a preservação de vidas. E para cada uma delas há critérios e protocolos específicos e rigorosos relatórios de controle de uso”, explicou o GCM Martinelli, que atualmente já atua como instrutor de armas de fogo na corporação.
As armas não-letais são alternativas para os agentes de segurança em situações que envolvam principalmente pessoas reativas (que estão emocionalmente descompensadas) e grandes tumultos e são indicadas após falha nas técnicas de verbalização e imobilização, por exemplo. “É uma atualização para as novas tecnologias que já estão disponíveis. Além de preservar a vida do envolvido na ocorrência, também oferecem mais segurança aos próprios guardas”, completou Claudinei.
Os instrutores receberam todas as informações técnicas e agora são multiplicadores do conteúdo. A expectativa é que treinamentos com membros da corporação sejam realizados, bem como a aquisição de alguns equipamentos que ainda não fazem parte do arsenal da Guarda Civil Municipal.