sexta-feira, 22 novembro 2024
InícioCidadeItapira participará da Jornada do Patrimônio Paulista 2018

Itapira participará da Jornada do Patrimônio Paulista 2018

 

Em reunião ocorrida no último dia 16 de julho na sede da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Itapira fez o aceite para participar da Jornada do Patrimônio Paulista 2018, que tem como objetivo sensibilizar o público para reconhecimento, valorização, defesa e preservação do patrimônio cultural paulista. Na oportunidade, a pasta foi representada pelo Diretor de Cultura de Itapira, Ricardo Pecego.

Sob responsabilidade da UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico), a Jornada do Patrimônio Paulista teve um projeto piloto em 2017, quando chegou a 15 municípios. A ideia agora é ampliar a ação para que mais regiões paulistas participem. Além de visitas guiadas, a programação organizada por cada município abrangerá atividades relacionadas ao patrimônio cultural paulista, como palestras, oficinas e atrações artísticas.

A Jornada do Patrimônio Paulista 2018 acontecerá nos cinco finais de semana de setembro. Itapira sediará o evento nos dias 22 e 23 (sexta e sábado) com uma programação que contemplará visitas guiadas em imóveis históricos, palestras e atividades que valorizem o patrimônio histórico material e imaterial itapirense. “Ninguém preserva o que não conhece. A Jornada melhora a relação com o espaço urbano”, disse o secretário da Cultura do Estado Romildo Campello durante o encontro com representantes municipais no dia 16 de julho. Ele ainda ressaltou o vínculo da preservação com o turismo. “O patrimônio histórico promove a inclusão do ponto de vista sociocultural e socioeconômico; neste aspecto, quando há investimento em cultura, há retorno econômico para a sociedade”, reforçou.

A Jornada terá como foco não apenas o patrimônio material, mas também o imaterial – que abrange o conjunto de saberes de um grupo, como as festas, o artesanato e a culinária de cada região. “A valorização do patrimônio histórico contribui para a construção da identidade do indivíduo; além disso, fortalece a imagem dos municípios”, afirma a coordenadora da UPPH, Valéria Rossi. Ela lembra que o projeto nasceu em 1985, na França, e hoje é adotado em vários países da Comunidade Europeia. Na cidade de São Paulo, a Jornada existe há quatro anos. Na esfera estadual, será o segundo ano.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.