Pela primeira vez, Itapira será sede da fase regional do JOMI (Jogos da Melhor Idade) realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. O evento, que chega em sua 25ª edição em 2023, acontece entre os dias 1 e 5 de maio e irá envolver aproximadamente dois mil atletas de cerca de 60 municípios da região.
A escolha do município se deu devido à infraestrutura das praças esportivas do município e também levou em consideração as ações da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer voltadas para a população maior de 60 anos. “A escolha de Itapira para sediar um evento desse porte tem uma importância muito grande no cenário regional e estadual, pois demonstra que temos uma ótima estrutura de praças esportivas e de ações que são voltadas para várias faixas etárias”, celebrou o prefeito Toninho Bellini.
No início do mês de fevereiro, o vice-prefeito Mário da Fonseca, o diretor de Esportes Flávio Chiavelli Figueiredo e o chefe de Esportes da pasta Moisés Germano participaram de um encontro com a secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis e eles aproveitaram a oportunidade para enaltecer a infraestrutura itapirense para sediar os jogos. “Foi um contato importante que nos permitiu falar um pouco mais sobre o nosso cenário esportivo e que provavelmente foi decisivo para a escolha”, destacou Figueiredo. O encontro ocorreu em Amparo, um dos municípios que também tinha a pretensão de sediar o JOMI 2023.
As inscrições dos municípios no 25° JOMI seguem até o dia 14 de abril. Na edição do ano passado, a competição contou com disputas em 14 modalidades nas categorias masculino e feminino: atletismo, bocha, malha, buraco, coreografia, dança de salão, dama, xadrez, natação, vôlei adaptado, tênis, tênis de mesa, dominó e truco. A delegação itapirense marcou presença na etapa regional em Casa Branca na modalidade de natação.