Unidades ficam no Loteamento João de Barro e população relata insegurança na região.
A situação de abandono na Escola Municipal Odete Bretas Boretti e na Creche Dalila Batista Bianchi, em Itapira (SP), revolta moradores da região do Loteamento João de Barro. Imagens recebidas pela EPTV mostram o descaso na manutenção, apesar das promessas de reformas nas estruturas.
Moradores contaram à reportagem que a escola funcionou ao longo de 30 anos e está fechada há pelo menos dois. Desde então, alunos da região foram remanejados para outras escolas.
Além de depredação, o prédio tem sido alvo de usuários de drogas e provoca insegurança para quem reside perto. À época em que funcionava, ela atendia alunos da educação infantil pré-escola.
A creche apresenta problemas estruturais semelhantes e também foi desativada para reformas.
O que diz o governo?
Em nota, a administração informou que a escola e a creche foram fechadas em 2015 por causa de problemas estruturais. A Prefeitura alega que fez parceria com uma loja que doou para compras de materiais necessários para reformar a escola e ela atenderá 60 crianças da região.
Sobre a creche, o governo cita parceria com o Judiciário para a construção de uma casa de acolhimento para jovens em situação de vulnerabilidade. A previsão é de que as obras comecem na primeira quinzena de 2019, e a assessoria defende que a Guarda intensificou as rondas na área.
Fonte: EPTV Campinas