Itapira sediará no próximo sábado (22) e domingo (23) a Jornada do Patrimônio Paulista 2018 com seminário e visitas guiadas a prédios históricos da cidade. O evento é organizado pela UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico), uma das Coordenadorias da Secretaria de Estado da Cultura e braço do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e tem como foco não apenas o patrimônio edificado, material, mas também o imaterial, que abrange o conjunto de saberes de um grupo, como as festas, o artesanato e a culinária de cada região.
Durante todo o mês de setembro a ação será abrigada em 42 municípios do estado de São Paulo e visa valorizar a história paulista, aproximar o público de patrimônios históricos e culturais e valorizar o potencial turístico. “Ninguém preserva o que não conhece. A Jornada melhora a relação com o espaço urbano”, afirma o secretário da Cultura do Estado Romildo Campello. Ele enfatiza a Jornada como um evento que fortalece a parceria entre o Estado e os municípios e ressalta o vínculo da preservação com o turismo: “O patrimônio histórico promove a inclusão do ponto de vista sociocultural e socioeconômico; neste aspecto, quando há investimento em cultura, há retorno econômico para a sociedade”.
A programação em Itapira contempla o Seminário do Patrimônio Histórico Material e Imaterial de Itapira na manhã de sábado e visitas guiadas pelos prédios históricos da cidade no sábado e no domingo. “Essa oportunidade inicia uma conversa mais profunda sobre o patrimônio de Itapira, possibilitando a discussão sobre o que ainda temos hoje e também abrindo um espaço para resgate de memórias sobre Itapira dos anos passados”, afirmou Ricardo Pecego, diretor de Cultura do município.
Toda a programação é gratuita e não é necessária a inscrição antecipada. Mais informações sobre a Jornada do Patrimônio podem ser consultadas no site http://www.jornadapatrimoniopaulista.com.br/
Programação
Sábado, 22 de setembro
Seminário do Patrimônio Histórico Material e Imaterial de Itapira
Local: Casa da Cultura ‘João Torrecillas Filho’
09h00 – Análise do patrimônio ambiental urbano de Itapira e proposta para uma política pública – Palestrante: Profª. Dra. Raissa Pereira Cintra de Oliveira
09h30 – Por que investir na preservação do nosso patrimônio cultural? – Palestrante: Prof. Ms. Ezequiel Barel Filho
10h00 – Perspectivas de preservação histórica de Itapira – Palestrante: Pesquisador Éric Apolinário
10h30 – O que fazemos tem valor: A relação entre costumes sociais e o patrimônio cultural – Palestrante: Cientista Social Samuel Augusto Elias
11h00 – Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico/Condephaat – Palestrante: Ms. José Antonio Chinelato Zagato
Roteiros de visitas
Circuito Parque Juca Mulato (Cruzeiro, Casa da Cultura ‘João Torrecillas Filho’, escola Júlio Mesquita e a Igreja Presbiteriana Central)
(Saída do Cruzeiro)
Turma 1: 15h00
Turma 2: 16h00
Turma 3: 17h00
Circuito Eleutério
(Saída da Casa Frasseto)
Turma 1: 15h00
Turma 2: 16h00
Turma 3: 17h00
Domingo, 23 de setembro
Roteiros de visitas
Circuito Parque Juca Mulato (Cruzeiro, Casa da Cultura ‘João Torrecillas Filho’, escola Júlio Mesquita e a Igreja Presbiteriana Central)
(Saída do Cruzeiro)
Turma 1: 14h30
Turma 2: 15h30
Turma 3: 16h30
Circuito Eleutério
(Saída da Casa Frasseto)
Turma 1: 14h30
Turma 2: 15h30
Turma 3: 16h30