Existe sim uma estratégia de emagrecimento chamada Low Carb, o que significa uma dieta baixa em carboidratos, sendo menos do que 30% da dieta total. Nem todos toleram essa estratégia e também não é um obrigatoriedade para se conseguir emagrecer. E como eu citei, é baixa em carboidratos e não zero carboidratos.
A retirada ou até mesmo uma diminuição expressiva do carboidrato da dieta, pode apresentar efeitos colaterais, como tontura, fraqueza, cansaço, devido a diminuição da produção de energia pelo nosso corpo. Porém algumas pessoas, conseguem se sentir bem com uma dieta low carb.
Agora, zerar carboidratos da dieta é completamente fora de contexto!! O carboidrato é um macronutriente necessário, sendo a nossa principal fonte de energia e sua retirada da alimentação, com certeza será prejudicial.
Além de que, você pode tentar essa estratégia para emagrecer mais rápido, visto que com a retirada desses alimentos, você estará diminuindo as calorias consumidas, mas me diz uma coisa… até quando você conseguirá manter isso? e é aí que está o problema, é uma dieta praticamente insustentável a longo prazo e que fará com que você tenha reganho de todo o peso perdido.
Conclusão, nada que é restrito demais é saudável e é duradouro! Procure um nutri que te ajude com a melhor estratégia para você, a qual você tenha adesão e consiga posteriormente manter seus resultados.